Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 29 de Janeiro de 2022

Cervejarias artesanais de Santa Catarina

Gelada, breja ou cerva. Não importa o apelido, a cerveja é a bebida alcoólica mais amada e consumida no Brasil. E não é a toa, já que, de acordo com a Euromonitor, foram 13,3 bilhões de litros consumidos só em 2020. Mas se engana quem acha que esse volume todo fica só no “Alô AMBEV, dobra a produção aí”. Muito pelo contrário, as cervejarias artesanais estão ganhando espaço, principalmente em Santa Catarina

Por ser uma tendência do setor, estamos sempre atentos para entender como isso impactará futuramente no marketing e claro, pois adoramos umas geladas. Ou seja, não somos só especialistas em marketing digital, mas também em cerveja!

Dúvida? Então descubra quais a principais cervejarias artesanais do Estado e como degustá-las quando viera em Santa Catarina.

 

Cervejarias de Santa Catarina: quantas têm afinal?

Santa Catarina é o quarto em número de cervejarias, totalizando 175 por todo o Estado. A tradição vem da colonização alemã e, claro, da famosa Oktoberfest de Blumenau, realizada desde 1984.

Fazer uma tabela com o número de cervejarias em Santa Catarina, sendo:

Fonte: Anuário da Cerveja 2020.

Mas, elas estão espalhadas por diferentes regiões, sendo 4 grandes rotas cervejeiras e mais 4 micro rotas. A Secretaria de Turismo de Santa Catarina divide da seguinte maneira:

  • Rota do Alto Vale: Braço do Trombudo, Ibirama e Lontras.
  • Rota da Grande Florianópolis: Florianópolis, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Rancho Queimado.
  • Rota do Vale Europeu: Gaspar, Busque, Guabiruba, Blumenau e Indaial.
  • Encantos do Sul: Forquilhinha, Garopaba e Lauro Müller
  • Caminhos dos Príncipes: Joinville e Jaraguá do Sul.
  • Grande Oeste: Chapecó.
  • Costa Verde e Mar: Itapema.
  • Vale do Contestado: Videira.

Como deu para ver, são muitas cidades, então, vale a pena fazer roteiros maiores que incluam mais de uma rota. Para facilitar, e dar opções, montamos dois, um com chegada por Navegantes e outro por Florianópolis.

 

Rota da Cerveja: Blumenau é o lugar certo

O coração cervejeiro de Santa Catarina é Blumenau e arredores, concentrando quase 1/3 de todas do Estado. Alguns rótulos são mais conhecidos, como a Eisenbahn e a Própria Cerveja Blumenau, mas nossa dica é degustar outras igualmente boas.

 

Cervejaria Blumenau

Cervejaria BlumenauCerveja artesanal: Instalações da Cervejaria Blumenau (Crédito: Diego Carvalho).

A Cervejaria Blumenau recebe o nome da própria cidade e está no mercado deste 2015, quando os idealizadores decidiram juntar a tradição da produção alemã com características da região sul. Hoje, 5 rótulos estão disponíveis em bares e mercados de todo o Estado.

Para quem quiser fazer uma visitação, o agendamento com antecedência acontece pelo telefone (47)3383-5000.

 

Cervejaria Eisenbahn

Vendida para outras regiões do Brasil, a Eisenbahn tem no catálogo 10 rótulo que agradam todos os tipos de paladar. Dentre eles, IPA, Pilsen e Ale são destaque. A marca faz hoje parte do conglomerado da Heineken e não permite visitação. No entanto, o bar temático ainda funciona e fica na frente da fábrica.

 

Wunder Bier

Nascida em 2007, a Wunder Bier tem a proposta de oferecer chopp com raiz alemã. O cervejeiro responsável é Fábio Steinbach, que desenvolveu as receitas para combinar com petiscos no geral e, especialmente, com as famosas salsichas Bockwurst e Weisswurst.

Ao lado da fábrica fica o Bar do Wunder, para degustação, e o contato para possíveis visitas é através do telefone (47) 3339-0001.

 

Cervejaria Bierland

Cervejaria BierlandCervejas artesanais: O Bierland Bar, em Blumenau (Crédito: Love Beers).

Com 15 rótulos no mercado, a Bierland é uma das cervejarias mais antigas de Blumenau, inaugurada em 2003.

A inspiração das receitas vem da mistura de técnicas, principalmente alemã, belga, inglesa e norte-americana.

Atualmente não há visitação a fábrica, mas no mesmo local há uma loja exclusiva com todas as opções a venda e um bar exclusivo.

 

Cervejaria Alles Blau

A proposta da Alles Blau é ser uma cervejaria com tradição, mas com visão moderna. No catálogo, há 9 rótulos, entre weiss, IPA, APA, blond ale e outras.

Não há um bar próprio da marca, mas a mesma é vendida em diferentes pontos de Blumenau. Sobre visitações, o contato é pelo telefone (47) 3308-4444.

 

Schornstein Kneipe em Pomerode

Schornstein Kneipe em Pomerode

Rota das cerverarias em Santa Catarina: a Schornstein, em Pomerode (Crédito: Schornstein).

 

Localizada em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, a cervejaria Schornstein Kneipe preserva a tradição da fabricação cervejeira com 7 rótulos disponíveis no mercado, nas versões long neck, lata e garrafa. A empresa recebe visitação à fábrica mediante a agendamento prévio e grupos reduzidos.

A título de informação, Pomerode fica a poucos quilômetros de Blumenau e a ida para lá é indispensável para quem quer conhecer melhor as tradições da região.

 

Cervejarias Artesanais: a tropicalidade de Florianópolis

“Pé na areia, a caipirinha, água de coco, a CERVEJINHA!” Se tem cenário melhor que mar azul e cerveja gelada, nós desconhecemos. E Floripa é o lugar certo para essa combinação, já que a cidade tem 4 cervejarias locais de respeito.

 

Cozalinda

Cervejaria CozalindaCervejarias de Florianópolis: Cozalinda, uma mistura de acidez com manezinho (Crédito: Cozalinda). 

Fundada em 2014, a cervejaria Cozalinda é uma das mais contemporâneas da cidade e produz cervejas ácidas com algumas misturas tropicais, como a Amburana Nenem, feita com a semente de amburana, e a Frambonella, com chá preto, avelã e framboesa.

A lista das safras está disponível no site da Cozalinda. Contato pelo telefone (48) 99164-9292 ou tudix@cozalinda.com.

 

Cervejaria da Ilha

Cervejaria da IlhaCervejaria artesanal: Tradição da Cervejaria da Ilha, em Floripa (Crédito: Beer Art). 

Na produção de cervejas artesanais desde 1999, a Cervejaria da Ilha tem rótulos mais leves, todos com os nomes das praias de Floripa. A empresa fazia visitações, mas vale confirmar a possibilidade de conhecer o processo de produção através do telefone (48) 98469-0304.

 

Kairós Cervejaria

Kairós Cervejaria

As melhores cervejarias de Santa Catarina: Kairós, de Floripa (Crédito: Beer Art).

 

Premiada, a Kairós Cervejaria começou a produção oficialmente em 2016 e teve como objetivo fazer rótulos que celebrassem as histórias e culturas de Florianópolis. Hoje eles tem lançados 13 diferentes tipos de cervejas, das mais suaves as mais diferentes.

 

Cervejarias artesanais premiadas

Além da cervejaria que mencionamos, há algumas outras que merecem destaque, justamente por serem premiadas e levarem a qualidade da cerveja Catarinense para outras parte do Brasil e do mundo.

 

Lohn Bier

Lohn BierMelhor cervejaria artesanal do Brasil: a premiada Lohn Bier, em Lauro Muller (Crédito: Lohn Bier).

Na cidade de Lauro Muller fica uma das cervejarias mais premiadas do Brasil, a Lohn Bier. Recentemente, em 2021, a empresa ganhou a categoria de “American Style Wheat Beer”, no World Beer Awards.

A cervejaria tem 13 rótulos, que agradam diferentes estilos de cervejeiros e vende por todo o Estado de Santa Catarina.

Quem estiver passando por Lauro Muller, caminho para São Joaquim, pode dar uma parada na loja da fábrica.

 

Cervejaria Stannis

Cervejaria Stannis

Cervejarias artesanais premiadas: Stannis, cervejaria premiada em Santa Catarina (Crédito: Stannis).

 

Recente no mercado, desde de 2011 apenas, a Cervejaria Stannis já mostra que a qualidade e variedade é o lema da marca.

Premiada em 6 categorias no World Beer Awards de 2021, a marca une tradição, juventudo e muita criatividade nos quase 18 rótulos no mercado (algumas são versões sazonais).

Ela fica localizada em Jaraguá do Sul e junto a fábrica tem uma loja e também um bar para apreciar todas as combinações produzidas.

 

Cervejaria Handwerk

Cervejaria HandwerkCervejarias artesanais: Fábrica da Handwerk, em Ibirama (Crédito: Luiz Wagner).

Localizada na cidade de Ibirama, aproximadamente 1h de Blumenau, a Cervejarias Handwerk tem 14 rótulos, entre receitas tradicionais, como IPA, APA, e combinações diferenciadas, como a Wood Coffee Break, com notas de café.

Para quem tem interesse na visitação, vale entrar em contato para verificar a disponibilidade e agendar.

Rotas das Cervejarias

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 29 de Janeiro de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!