Navegue pelas categorias
Anderson Luis Lorenzini
Por Anderson Luis Lorenzini em 18 de Abril de 2022

A importância de criar um blog para negócios

Criar um blog se tornou uma atividade tão relevante quanto a elaboração de um site institucional. E motivos para isso não faltam, já que o seu público-alvo se concentra na internet e faz boa parte de suas pesquisas on-line.

E, ao criar um blog que responda às dúvidas mais pesquisadas nos mecanismos de busca, como o Google, você atrai uma audiência qualificada até as portas virtuais do seu empreendimento. Mas essa é só a pontinha de relevância de um blog corporativo.

Quer saber quais são os outros motivos que deveriam fazer você criar um blog o quanto antes? É só seguir com a leitura deste post!

 

Ajuda a ranquear as suas páginas entre os principais resultados

Ajuda-a-ranquear-as-suas-páginas

Como destacamos acima, ao criar um blog você se aproxima do público-alvo de sua indústria. Isso porque, ao aprender quais são as principais questões levantadas por ele em suas buscas on-line, você pode ranquear os artigos do seu blog nas primeiras páginas do Google.

Se o conteúdo for relevante para o leitor — se ele tiver as suas perguntas respondidas —, ele pode se relacionar mais com a sua marca virtualmente. Isso pode ser por meio do consumo de mais conteúdos, engajando em novas postagens e nutrindo gradativamente o seu interesse naquilo que a sua empresa tem a oferecer, até se converter em oportunidades de compra.

 

É um investimento duradouro e de baixo custo

Um blog não é um investimento alto — especialmente, se comparado às mídias convencionais de marketing. Inclusive, é duradouro. Em médio e longo prazo é um dos principais canais de comunicação para atrair e se relacionar com o seu público.

Com o tempo, você terá conteúdos consideráveis, todos alinhados às necessidades e objetivos do seu consumidor ideal.

 

Gera autoridade

 

Gera-autoridade

 

Ainda com base na questão de que você pode sanar todas as dúvidas do seu público, ao criar um blog você gera autoridade para a sua marca. Quanto mais respostas você oferecer à sua audiência, mais ela vai reconhecer a sua empresa como uma referência naquele assunto.

Essa construção é gradativa. Por isso, a elaboração de novos conteúdos ajuda a manter os leitores curiosos por novidades, faz com que eles visitem o blog regularmente e, diante da necessidade de adquirir aquilo que a sua empresa já comercializa, ele terá uma marca preferencialmente na superfície de suas lembranças.

 

Identifica novas oportunidades de negócio

Dentro de suas estratégias de marketing digital, ao criar um blog você atende à demanda do seu consumidor. No entanto, trata-se também de uma ferramenta de interação e relacionamento. Assim, você identifica novas oportunidades de negócio, encontra carências do público e associa aos seus produtos ou serviços.

 

Dicas para criar um blog de negócios

dicas-para-criar-um-blog

A seguir, destacamos algumas orientações básicas para você que deseja criar um blog e reunir algumas das vantagens acima mencionadas:

  • Conheça o perfil de sua audiência. Com quem você fala, como vai falar e sobre o que vai falar;
  • Seja relevante e crie conteúdos focados em solucionar as dúvidas do público-alvo de sua empresa;
  • Fisgue o leitor desde o título;
  • Deixe sempre espaço para a interação;
  • Faça links entre os conteúdos e os seus produtos ou serviços.

No entanto, isso tudo demanda boa dose de planejamento estratégico para que, ao criar um blog, você seja o mais preciso possível em impactar os seus clientes em potencial.

Para isso, convidamos você a ler, agora, outro artigo nosso, que explora bem os diferentes tipos de conteúdos para blog que você pode usar!

Publicado por Anderson Luis Lorenzini 18 de Abril de 2022
Anderson Luis Lorenzini

Assine nossa newsletter!