Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 27 de Janeiro de 2023

A importância da escrita persuasiva em anúncios para e-commerce

Você sabia que uma escrita persuasiva pode ser essencial para a atração do público-alvo em seu site ou para o seu e-commerce? No ambiente digital, as pessoas estão expostas a diversas marcas, produtos e serviços. 

Dessa forma, a escrita persuasiva tem o poder de diferenciar o conteúdo apresentado por sua empresa, fazendo com que as pessoas consigam se interessar pelo seu negócio. 

Geralmente, o profissional que realiza esse tipo de escrita persuasiva é o copywriter. Seu grande objetivo é trazer um convencimento ao leitor acerca de alguma ação no site, seja para a compra de um produto ou para o preenchimento de uma landing page. 

Neste artigo, você entenderá como a escrita persuasiva pode ajudar o seu e-commerce, assim como as técnicas para escrever dessa forma. Ficou curioso? Então prossiga a leitura!

 

Entenda o conceito da escrita persuasiva 

Digamos que sua empresa de arquitetura e engenharia tem um site para divulgar os produtos e serviços que são oferecidos pela marca e precisa obter um diferencial competitivo.

Neste caso, algumas dúvidas devem ser respondidas. Algumas delas são:  O que pode ser feito nesse caso para chamar a atenção do cliente e fazer com que ele se interesse por sua empresa e não pela do concorrente? O nome disso é escrita persuasiva. 

Essa é uma técnica essencial dentro do marketing digital, pois tem o objetivo de convencer e atrair o cliente certo para realizar alguma ação dentro do seu e-commerce. 

De modo a conceituar o termo, podemos afirmar que a escrita é persuasiva quando a redação de um texto tem como o foco atrair a atenção das pessoas e provocar uma ação. 

Ou seja, é um texto escrito a partir de uma estratégia e objetivo, utilizando as melhores palavras para atingir as metas traçadas pela empresa. 

O mais interessante é que esse tipo de escrita pode ser bastante versátil, podendo ser utilizado em vários conteúdos da empresa. 

Geralmente, o profissional dentro da empresa que é responsável por essa escrita é o copywriting, que tem como foco a conversão do leitor, ou seja, que a pessoa tome uma determinada ação desejada pela empresa de instalação de linha de vida ou qualquer outro segmento. 

Esse tipo de técnica surgiu nas redações de jornal, assim como nas agências de publicidade, já que elas escrevem um material voltado para anúncios em jornais, rádios e até mesmo, para as revistas. 

Contudo, com o avanço da era digital e as particularidades exigidas em rede, a pessoa precisa se adaptar aos diversos formatos e canais disponíveis. 

Por exemplo, a escrita persuasiva pode alterar se estiver presente em um anúncio no e-commerce, ou um blog ou na rede social da sua empresa de adm condominial

Ou seja, cada canal pode exigir um tipo de técnica e escrita, fazendo com que seja necessária a presença de um profissional especializado. Falaremos mais sobre isso adiante. 

 

Entenda a importância do copywriting e da escrita persuasiva em sua empresa

A partir do entendimento conceitual do termo “escrita persuasiva” e da compreensão de que é o copywriter que realiza esse tipo de ação, é fundamental entendermos qual é a importância desse tipo de ação dentro de um negócio. 

Quando falamos da era digital, temos que pensar no alto volume de informações, assim como do crescimento do número de sites e das redes sociais. 

Isso traz um desafio para as empresas porque existe uma alta disputa por atenção. Dessa forma, quando a empresa investe em conteúdo persuasivo, ela está investindo no aumento de sua visibilidade diante da concorrência. 

Esse aumento de visibilidade representa que sua empresa está atraindo o público-alvo para o negócio e o melhor: que esse público pode realizar atividades importantes, como comprar em seu site, interagir com a marca ou baixar algum material que seja importante. 

Dessa forma, podemos afirmar que a escrita persuasiva tem o poder:

  • De atrair o público-certo para a sua empresa;
  • De convencer o leitor a realizar uma determinada ação;
  • De diferenciar sua marca diante da concorrência;
  • De facilitar o aumento do número de vendas;
  • De promover o aumento da visibilidade do seu negócio;
  • De melhorar as estratégias de relacionamento entre a sua empresa e os clientes. 

Ou seja, a escrita persuasiva é uma técnica que existe para trazer resultados importantes para a sua empresa, seja por meio da atração do usuário ou pelo aumento do número de vendas e de compras em seu site. 

Ainda, esse tipo de técnica pode ser utilizada em vários canais da sua marca de transporte de máquinas pesadas. 

Por exemplo, podemos destacar o uso do copy em um e-commerce, sobretudo, na página inicial servindo como um fio condutor para as ações do cliente. 

Ainda assim, é possível utilizar essas técnicas no envio de email marketing, que é uma ferramenta poderosa de nutrição dos leads, ou clientes em potencial da sua empresa. 

Diante dessa versatilidade de uso, essa é uma estratégia que pode ser muito relevante para a sua marca. 

 

Como ter uma escrita persuasiva na prática? 

A partir do entendimento das vantagens em investir na escrita persuasiva, você pode estar se perguntando: mas, como fazer isso na prática? 

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar no desenvolvimento de um conteúdo persuasivo (e não invasivo) para o cliente. 

 

Crie uma ideia central 

Conhecido também como Big Idea, a ideia central é desenvolvida a partir de um argumento principal criado pelo profissional da estratégia de marketing. 

Essa ideia representa aquilo que sua empresa defenderá ao longo do texto, seja em um blog ou no envio de email marketing. 

Esse texto necessariamente não precisa ser longo, já que é possível vermos a presença da escrita persuasiva em anúncios e links rápidos, que direcionam o cliente para alguma ação. 

Por exemplo, a administradora quer facilitar a cobrança de condomínio e por isso, insere um anúncio no aplicativo para que as pessoas possam fazer seu pagamento de forma facilitada por lá. 

Ou seja, o primeiro passo é identificar qual é a ideia central trabalhada em seu texto. 

 

 

O bom título 

Quando pensar no desenvolvimento do texto, busque desenvolver também um bom título. O cliente começa por ele! Ou seja, o título tem um alto poder de atrair ou de repelir as pessoas logo de cara. 

No ambiente digital, por exemplo, que possui técnicas para o sucesso de uma publicação, uma dica pode ser inserir as palavras-chaves que são relevantes para o seu usuário logo no título. 

Essas palavras partem da escolha de temas que são relevantes para o seu público-alvo, como é o caso de movimentação de cargas suspensas ou qualquer outro termo. 

Ou seja, lembre-se de desenvolver um bom título porque ele é o primeiro contato do cliente com a sua marca, dessa forma, ele precisa ser responsável por chamar a atenção do cliente, assim como despertar a sua curiosidade, de modo a motivá-lo a alguma ação. 

 

O uso de gatilhos mentais 

Essa é uma técnica que deve ser utilizada com cuidado, pois, quando falamos em persuasão não estamos nos referindo a invadir o cliente ou ser “chato”. 

Falando especificamente sobre os gatilhos mentais, entendemos que essa é uma técnica que desperta uma sensação dentro do cliente. Os gatilhos mentais costumam causar uma decisão rápida no cliente. Alguns dos principais exemplos desses gatilhos são:

  • A sensação de exclusividade;
  • A urgência;
  • A escassez de algo;
  • Uma prova social. 

No caso da exclusividade, ela traz uma sensação de que o cliente é único, ou seja, desperta a atenção pela importância. No caso da urgência, existe uma sensação de que vai acabar logo e é muito comum vermos anúncios com os termos “é só até hoje”. 

No caso da escassez, ela desperta a ideia de que você precisa ter algo antes que acabe. Nesse caso, é comum vermos termos como “oferta limitada” e “últimas unidades”. 

Por fim, dentro daquilo que citamos, a prova social diz respeito aos comentários positivos que existem em relação à marca, que levam a pessoa a acreditar que se as outras pessoas estão comentando positivamente sobre o negócio de fachadas de casas térreas modernas (ou qualquer outro negócio) é porque de fato, a empresa é boa. 

É muito importante saber dosar, ou seja, ter cautela com o uso dos gatilhos mentais, assim como saber qual é o melhor momento para utilizá-los. 

 

CTA

Para finalizarmos nosso texto, vale a pena citarmos sobre o CTA, que também é conhecido como Call to action, ou chamada para a ação. 

Esse é um elemento importante para a conversão do cliente porque pede que ele realize alguma ação ou atividade relacionada à marca de serviços de manutenção predial ou de qualquer outro negócio. Geralmente, ele direciona o cliente por meio de um link para uma ação. 

Agora que você já está ciente da importância de uma escrita persuasiva, implemente no seu negócio e veja a mudança na atração dos novos clientes. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Abraind 27 de Janeiro de 2023
Abraind

Assine nossa newsletter!