Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 04 de Dezembro de 2021

5 tipos de ferramentas de Marketing Digital para usar no dia a dia!

Apostar em ferramentas de Marketing Digital para utilizar no dia a dia é uma das melhores escolhas que você pode fazer para melhorar o desempenho da empresa e ter uma rotina mais otimizada.

Seja para obter dados mais precisos, criar conteúdos relevantes, automatizar processos ou otimizar diversas atividades cotidianas de um negócio, as estratégias digitais são sempre bem-vindas. Afinal, com elas, é possível tornar várias tarefas mais práticas e eficientes, agregando cada vez mais valor à sua empresa.

Outro ponto positivo é que existem diferentes tipos de ferramentas de Marketing Digital que você pode gostar de conhecer. Neste post, vamos citar 5 excelentes exemplos. Acompanhe e saiba mais!

1. Ferramentas de Análises e Diagnósticos

Para começar, que tal saber como melhorar o processo de monitoramento das ações digitais promovidas pela empresa? Resultados como engajamento nas redes sociais, respostas aos anúncios e alcance ao público podem ser facilmente analisados com algumas ferramentas.

Veja, a seguir, algumas opções de softwares e aplicativos que fazem esse trabalho ser ainda mais positivo!

Google Analytics

google-analytics-768x289

Seria praticamente impossível não incluir o Google Analytics na lista. Esse é um dos recursos analíticos mais utilizados atualmente, devido às funcionalidades que o programa oferece ao usuário, além de ser um produto gratuito.

Por meio dessa ferramenta, é possível acompanhar os indicadores de sucesso nas redes sociais, blogs ou site da empresa. Além disso, o sistema permite uma maior personalização, de modo que você pode analisar as informações mais relevantes para o objetivo do negócio.

Google Search Console

google-search-console-768x337

Quer mais um serviço gratuito da empresa Google e que faz a diferença na rotina corporativa? O Search Console é um exemplo disso. Nesse caso, a maior vantagem é o acompanhamento do estado do site da empresa.

Por meio do Google Search Console, é possível descobrir se o site que pertence ao negócio é seguro, se o tráfego é otimizado, se as páginas estão organizadas, entre vários outros processos fundamentais para manter um site eletrônico ao ar.

Data Studio

O Data Studio é mais uma solução do Google que permite uma análise mais precisa dos dados relacionados ao setor de Marketing. Isso porque o programa visa agrupar informações vindas de diversas ferramentas, como o Ads, Analytics e BigQuery.

Desse modo, com todos os dados relevantes em um só lugar, os processos de planejamento, gestão e tomada de decisões podem ser otimizados. Outro ponto positivo da ferramenta é a possibilidade de gerar relatórios úteis para a apresentação dos resultados.

 

Google Tag Manager

O Google ainda conta com o Tag Manager, que, por sua vez, é muito mais interessante para empresas de pequeno e médio porte, que não apresenta um time próprio robusto de TI. Isso porque, o sistema permite gerenciar as tags utilizadas no site, sem que seja necessário conhecimentos avançados de informática.

Com o Tag Manager, basta apenas entrar no site e fazer as alterações de tags desejadas, sem a menor necessidade de alterar os códigos que mantêm a página de pé. Vale ressaltar que esse processo é totalmente seguro e que pode ser utilizado por qualquer pessoa.

 

SemRush

semrush-768x363

Apesar de ser uma ferramenta paga, existem alguns serviços do SemRush que podem ser utilizados de forma gratuita, ainda que haja limite de uso. Esse é um ótimo recurso para quem busca manter um bom posicionamento virtual, utilizando boas práticas de SEO.

Uma das melhores estratégias de otimização de pesquisa é o uso de palavras-chave. Com uma boa combinação de termos, utilizada com frequência pelo público, é possível aparecer entre os primeiros resultados nos sites de busca e, consequentemente, aumentar o alcance de sua página.

O SemRush ajuda a encontrar os termos e palavras mais adequados para serem utilizados nesse contexto. Quando não há a assinatura do programa, há um limite diário de 10 pesquisas. No entanto, comprando os pacotes, o acesso é livre a todo momento.

 

Ubersuggest

ubbersugest-768x364

A proposta do Ubersuggest é bastante parecida com a da ferramenta anterior. Com ele, é possível identificar as melhores palavras-chave a serem utilizadas para impulsionar os seus resultados na internet.

Além de ajudar no planejamento de ações de Marketing Digital, ele ainda contribui para a criação de uma identidade mais fiel à proposta da empresa, tendo em vista que ajuda a atingir o público desejado.

Pareto

pareto-analise-1024x470

O Pareto é um software muito prático para o setor de Marketing, pois une diversas funções interessantes, como automação e análise dos resultados. Por meio das soluções desse programa, é possível automatizar as tarefas de anúncios no Google e no Facebook, personalizando as campanhas.

O sistema utiliza técnicas de Inteligência Artificial para encontrar as melhores oportunidades de anúncio, facilitando todo o processo. Além disso, esse padrão de busca que o Pareto usa é capaz de gerar ótimas economias no segmento de Marketing e Vendas, no que diz respeito à divulgação dos serviços.

2. Ferramentas de Automação

Elevar a produtividade interna de sua empresa e reduzir erros são metas que fazem parte do seu planejamento atual? Então, apostar em ferramentas de automação vai fazer toda a diferença nesse processo.

Ao aplicar esses recursos tecnológicos para impulsionar as ações de Marketing Digital do negócio, é possível também reduzir custos, alavancar as vendas e melhorar a comunicação interna e externa.

Afinal, vale ressaltar que o engajamento de todos os profissionais da empresa é fundamental para a produção de serviços de qualidade, tornando o relacionamento com os colaboradores tão importante quanto a comunicação com o cliente,

Sendo assim, entenda quais ferramentas você pode utilizar para ter uma rotina mais automatizada e otimizada!

 

RD Station

rd-station

Se um dos desafios encontrados na sua empresa é a organização e a administração de tarefas relacionadas ao Marketing Digital, a RD Station surge como uma solução para superar os obstáculos.

Com um sistema apropriado para as boas práticas de marketing, a ferramenta oferece a possibilidade de automatizar diversas atividades relacionadas ao envio de e-mails e à publicação nas redes sociais.

Por meio desse recurso é possível também fazer uma análise apurada dos leads, sendo bastante útil para melhorar ainda mais o planejamento de Marketing Digital e transformá-los em clientes fixos da empresa.

Na RD Station você consegue ainda deixar o toque da sua empresa nas mensagens, personalizando-as da melhor maneira. Essa função é muito útil para manter o padrão de linguagem e reforçar a identidade da empresa ao entrar em contato com o público.

 

Marketo

O Marketo é um sistema semelhante ao anterior, porém, pertence à organização

Adobe. O objetivo dessa ferramenta também é garantir que as estratégias digitais da empresa alcancem a melhor performance possível, impulsionando os resultados positivos.

Por meio do Marketo, você consegue administrar as redes sociais, por meio de um monitoramento mais preciso dos feedbacks, o que permite avaliar a geração de leads das publicações, tal como o alcance.

A ferramenta ajuda a analisar também os resultados de vendas, assim como da administração financeira da empresa, sendo possível concentrar tarefas de automação dos mais variados setores em um mesmo sistema.

Além disso, o Marketo atua também na otimização de processos de envios de e-mail marketing e da criação de estratégias de Inbound Marketing, permitindo fazer um ótimo aproveitamento de todos os recursos disponíveis. Por outro lado, os custos desses serviços são mais elevados que os das outras opções.

 

ActiveCampaign

Se a automatização de tarefas soa como um pesadelo para você, essa ferramenta vai ajudar a ter mais intimidade com recursos digitais que tornam os processos mais práticos e rápidos.

A ActiveCampaign é bastante intuitiva, justamente por conta de seus investimentos na experiência do usuário, além de um ótimo serviço de suporte. Não é à toa que se tornou uma ótima opção para quem está aprendendo a utilizar esse tipo de ferramenta.

Aqui também é possível automatizar as atividades de e-mail marketing, personalizar os conteúdos e gerenciar os leads. Inclusive, o diferencial da ferramenta é justamente os serviços que permitem conhecer melhor os seus potenciais clientes, ao identificar os perfis mais engajados e a região em que se localizam.

Hubspot

Voltado para o Inbound Marketing, o Hubspot é uma ferramenta interativa e de fácil acesso. Por conta disso, torna as operações das equipes de vendas mais práticas e simplificadas, por meio da integração de dados e de sistemas de atendimento otimizado ao cliente. Todas essas funções fazem sucesso quando o objetivo se volta para a geração de leads e conversão.

A Labra em 2021 tornou-se agência credenciada da hubspot, você pode verificar clicando aqui.

hubspot-dash-768x364

Pardot

Outra ferramenta que permite o aumento das vendas, a geração de leads e diversas outras tarefas importantes na área do Marketing Digital é a Pardot ferramenta da gigante Salesforce.

Por meio dela, é possível automatizar a criação de e-mails, campanhas, landing pages e testes de páginas de forma dinâmica. Além disso, vale ressaltar que essa é uma solução excelente para negócios B2B, voltados para o atendimento a outras empresas.

 

3. Ferramentas de Design

Conhecer e dominar algumas ferramentas de design também é essencial para a produção de conteúdo na internet, seja no site da empresa, nas redes sociais ou em qualquer outro espaço.

E não pense que para utilizar esse tipo de ferramenta é preciso ser um expert no assunto. Atualmente, é possível encontrar programas práticos e que apresentam interfaces intuitivas, facilitando todo o processo de customização.

Só de ouvir falar no assunto já bateu aquela curiosidade? Então, confira as melhores ferramentas de design que você pode apostar em sua empresa!

 

Canva

O Canva é um dos primeiros recursos a serem lembrados quando o assunto é ferramenta de design gratuita. Inclusive, com esse programa, é possível criar conteúdos visuais em apenas alguns minutos. Ou seja, além de uma opção acessível, é uma alternativa prática para quem tem pouco tempo disponível para se dedicar a essas tarefas.

Com as funcionalidades do Canva, você pode padronizar as postagens nas redes sociais, assim como também tem a oportunidade de montar gráficos, infográficos e demais peças visuais que auxiliam nas apresentações do planejamento da empresa e em várias outras atividades em que pode ser utilizada a identidade do negócio.

Outro ponto de destaque desse programa é a possibilidade de compartilhamento, o que facilita a comunicação com outros profissionais da empresa para apresentar os projetos desenvolvidos. O Canva também conta com alguns recursos pagos, sendo uma vantagem para quem busca funções mais avançadas de design e customização ainda mais elevada.

 

Pacote Adobe

O Pacote Adobe provavelmente é o mais popular no mundo do design, devido aos seus diversos programas que permitem a criação de imagens, animações e demais conteúdos visuais.

Dentre as principais opções de recursos do Adobe, podemos citar as principais, como:

  • Illustrator — uma ótima alternativa para desenhar e criar vetores de imagens de alta qualidade;
  • Photoshop — útil para a edição de imagens, sendo um dos recursos mais utilizados no mundo para essa finalidade;
  • InDesign — a diagramação é um dos aspectos mais importantes em conteúdos com várias páginas, pois permite uma melhor experiência de leitura, e o programa oferece funções que ajudam a caprichar nesse trabalho;
  • Spark — outra ferramenta que vai ajudar na criação de postagens para as redes sociais, devido às funções que aperfeiçoam imagens e blocos de textos.

 

4. Ferramentas de Vídeos

E quando o objetivo é a criação de vídeos? Quais ferramentas utilizar? A boa notícia é que existem boas opções para quem precisa de conteúdos com alta resolução e que cumprem o objetivo de atrair um maior público. Confira algumas delas!

Adobe After Effects

Com o After Effects, da Adobe, você consegue criar vídeos digitais de ótima qualidade. Os recursos do programa são bastante semelhantes aos do Illustrator. Contudo, o objetivo, nesse caso, é a produção de conteúdos animados.

Wondershare Filmora

Para quem está em busca de um editor de vídeos prático e eficiente, o Wondershare Filmora é uma solução muito interessante. Além de ser gratuito, o programa também é intuitivo, colaborando para a criação de conteúdos enriquecedores para as redes sociais.

Clipchamp

clipchamp-768x343

O Clipchamp permite criar vídeos gratuitos em questão de minutos. Com o nosso editor online, qualquer pessoa pode produzir ótimos conteúdos de graça, como vídeos para YouTube, anúncios para o Instagram e apresentações profissionais, sem precisar instalar nenhum programa. Temos mais de 12 milhões de usuários atualmente e esse número só aumenta.

5. Ferramentas de Gestão

A organização de tarefas no Marketing Digital raramente é realizada por apenas uma pessoa. Sendo assim, como garantir que o processo seja fluido e produtivo para todos os envolvidos? Investir em ferramentas de gestão é um ótimo passo para começar. Veja quais são os programas que mais se destacam nesse contexto!

Trello

Você tem o costume de montar listas de afazeres para se organizar no dia a dia? Esse é um hábito muito positivo e faz toda a diferença nas empresas. Por meio do Trello, é possível compartilhar os compromissos com todas as pessoas que precisam ter acesso a esse conteúdo de forma prática.

Além disso, a ferramenta envia lembretes quando os prazos estão acabando, assim como permite acompanhar de perto o desenvolvimento de todas as etapas programadas. Desse modo, torna-se um excelente recurso para organizar as tarefas a serem realizadas e observar a produtividade de uma equipe.

Studio

Outra ferramenta de gestão com a mesma ideia do Trello é o Studio. Fazer um gerenciamento mais preciso de tudo o que já foi produzido é uma grande vantagem para a rotina de um time ou de um indivíduo.

Integrate-and-collaborate

O diferencial do Studio é a interface intuitiva e a possibilidade de delegar tarefas para outras pessoas. Dessa forma, gestores e líderes podem aproveitar ainda mais os recursos disponíveis.

Runrun.it

O Runrun.it, por sua vez, não só oferece funcionalidades que melhoram a produtividade de uma equipe, como também permite realizar uma boa gestão de tempo, fundamental para projetos com prazos menores ou com alta demanda.

O programa também oferece informações que permitem analisar o desempenho do time, bastante útil para realizar melhorias nas estratégias. Sem mencionar que também é possível integrar diferentes setores utilizando o sistema, permitindo um trabalho colaborativo ainda mais eficiente.

Viu só como existe uma variedade imensa de ferramentas de Marketing Digital úteis para otimizar o trabalho? Investir nesses recursos é um passo importante para desenvolver uma rotina mais prática, além de obter ótimos ganhos de produtividade. Portanto, vale a pena se organizar para aderir aos recursos que mais combinam com o dia a dia da empresa, não é mesmo?

eKyte

Mais um recurso muito útil para agilizar os processos das equipes e tornar todas as etapas organizadas é o eKyte. Voltada para a gestão de tarefas de Marketing Digital, a plataforma ainda reúne funções que melhoram a produção de conteúdo e planejamento de ações voltadas para esse setor.

Viu só como existe uma variedade imensa de ferramentas de Marketing Digital úteis para otimizar o trabalho? Investir nesses recursos é um passo importante para desenvolver uma rotina mais prática, além de obter ótimos ganhos de produtividade. Portanto, vale a pena se organizar para aderir aos recursos que mais combinam com o dia a dia da empresa, não é mesmo?

Este post inspirou você a investir cada vez mais no marketing do negócio? Então, leia também sobre automação de marketing: você sabe o que é?!

 

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 4 de Dezembro de 2021
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!