Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 02 de Março de 2022

Você sabe o que é growth hacking?

Em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, todos os empresários e gestores que anseiam pelo sucesso estão em busca de novas estratégias para otimizar os processos internos e conseguir um marketing mais assertivo dentro do seu segmento de atuação. Pensando nisso, preparamos um post explicando o que é growth hacking e como você pode utilizá-lo.

Mesmo que você ainda não tenha ouvido falar sobre este termo, trata-se de uma alternativa muito interessante, que pode mudar a mentalidade do seu negócio e fazer com que a equipe eleve sua performance, tendo atitudes exclusivamente voltadas para o desenvolvimento da empresa. Continue lendo e descubra como fazer isso!

 

Afinal, o que é growth hacking?

O termo deriva da língua inglesa, na qual palavra “growth” quer dizer crescimento e hacking vem de hacker, ou seja, pessoas que descobrem formas de burlar sistemas e empregar utilidades além das previstas em prol de um objetivo. Na prática, o growth hacking nada mais é do que uma mentalidade empresarial voltada para o desenvolvimento de um negócio.

Para isso, são usadas hipóteses e experimentos visando resultados mais rápidos, com metodologias orientadas para facilitar o entendimento e aplicação de novas ideias. Um exemplo clássico se dá com o uso de ferramentas de análise, que possibilitam elevar as visitas do site, aumentar a lista de clientes e criar mais oportunidades de vendas.

 

Quais os benefícios do growth hacking?

Não é novidade para ninguém que as velhas estratégias de marketing estão sendo questionadas na modernidade e as ações dos dias de hoje são completamente diferentes do que eram há alguns anos. Antigamente, o foco era a publicidade tradicionais e veículos de comunicação como televisão, rádio e jornais impressos.

No entanto, eram táticas potencialmente caras e que nem sempre retornavam o investimento. Dessa maneira, o growth hacking surge como uma solução bem mais segura para as empresas, tendo em vista que proporciona a elaboração de hipóteses e realização de experimentos, analisando os dados obtidos antes de destinar recursos para qualquer ação mais prática.

 

Como usar o growth hacking na sua empresa?

A premissa básica do growth hacking é o crescimento. Para que isso ocorra, é preciso englobar diversos conhecimentos, que vão desde a atração de clientes até sua retenção no pós-venda. Por isso, a utilização de métricas é muito importante, como o número de clientes ou usuários ativos, por exemplo, pois elas ajudam a definir o sucesso do seu modelo de negócio.

Também não podemos deixar de falar nos experimentos, tendo em vista que são eles que ajudam a descobrir o que funciona e o que não funciona de fato. Entre eles, estão os testes de Otimização e os Testes de Descoberta. Estes últimos nada mais são do que tentativas de algo que nunca feito antes, mas que pode ser útil nas estratégias de desenvolvimento.

Depois de entender o que é growth hacking, você já pode começar a se valer de hipóteses e experimentos para validar o seu negócio, desde que eles sejam feitos em sintonia com o seu segmento do mercado e os objetivos empresariais!

Gostou de aprender o que é growth hacking? Então, que tal compartilhar o post em suas redes sociais?

 

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 2 de Março de 2022
Luiz Alexandre Wagner

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