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Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 23 de Setembro de 2022

Marketing de Serviços: entenda essa estratégia

O crescimento das empresas depende de boas escolhas ao colocar em prática as estratégias de marketing de serviços

Afinal, com um planejamento bem elaborado e as técnicas de marketing, os empreendedores podem obter excelentes ganhos no seu negócio, alcançando e atraindo o público certo.

Mas, como conseguir destacar os seus serviços diante de tanta concorrência? Essa é uma dúvida de muitos negócios, e o marketing de serviços pode ajudar com boas respostas - promovendo o destaque sobre as soluções oferecidas.

Boas estratégias podem ajudar a convencer os clientes de que a sua empresa é a melhor no segmento de atuação. Isso é muito interessante, por isso conhecer os princípios de marketing de serviços é um jeito de gerar valor e assim destacar o seu negócio no mercado.

 

O que é marketing de serviços?

O marketing de serviços é basicamente um conjunto de estratégias que ajudam a entender e divulgar o valor do serviço, convencendo o cliente a fazer escolhas por uma empresa específica.

É simples diferenciar um produto do serviço, mas definir esses dois conceitos pode ser uma tarefa que gera confusão, principalmente ao estabelecer o valor e solução oferecida ao público - tendo em vista que o produto é visível e palpável.

Uma produção de aventais descartáveis, por exemplo, pode ter inúmeras utilidades, dependendo dos objetivos dos clientes. O mesmo se dá ao prestar serviços de instalação de câmeras de vigilância.

Outro ponto importante, é que os critérios de contração podem mudar para o público de serviços.

Com tantas variáveis, o marketing de serviços é uma excelente solução para que empresas desta categoria não virem reféns da sorte no momento de conquistar clientes.

Cabe ressaltar neste ponto que o objetivo do marketing de serviços é fazer com que os clientes escolham a sua solução ao invés do concorrente. 

Outro detalhe importante é que visa obter a máxima satisfação do público, algo que ajuda na fidelização e até em estratégias de marketing de referência.

 

Diferenças entre o marketing de serviços e de produto

Há várias características distintas na oferta de produtos e serviços que podem transformar a maneira de atrair e fidelizar os clientes para uma home care em SP, por exemplo.

Isso porque, diferentemente dos produtos, os serviços são:

 

Variáveis

Por melhor que sejam os profissionais, um serviço nunca é exatamente igual a outro, seja pelas especificidades do público ou da atividade a ser realizada.

O cliente será diferente, o clima pode mudar, o local, a concentração dos profissionais, as exigências do serviço e outros diversos aspectos fazem com que os resultados sejam diferentes.

Isso torna o marketing de serviços cheio de desafios, já que é complicado prever as reações do cliente ou impedir problemas com materiais, por exemplo.

 

Intangíveis

Como já foi destacado, os serviços são intangíveis. Ou seja, diferente de um produto que pode ser manuseado e tocado, os serviços são considerados mais abstratos (sendo difíceis de mensurar ou de visualizar antes do resultado ou de casos).

Um exemplo simples é o serviço de remoção de pacientes. Quando o serviço é executado, mas o valor gerado é intangível e não pode ser notado da mesma forma como quando um bem é comprado.

 

Inseparáveis

É impossível separar os serviços dos indivíduos que os realizam. Com os produtos isso não acontece.

Deste modo, é importante deixar claro a relevância de ter um cuidado especial com as pessoas à frente da sua empresa, principalmente no que diz respeito ao atendimento.

Investir na contratação de profissionais qualificados é fundamental nesse sentido. Afinal, uma equipe problemática pode gerar muitos transtornos, além de deixar as atividades de marketing mais difíceis, impactando na imagem do negócio.

 

Perecibilidade

Está relacionado ao fato de que os serviços não são perecíveis, ou seja, é mais difícil que apresentem uma validade rápida.

 

Os 8 Ps do marketing de serviço

Quem trabalha com marketing, em algum momento irá se deparar com os 4 Ps do marketing. Esses Ps fazem referência a produto, preço, promoção e praça, sendo determinantes para abordar e divulgar os produtos/serviços.

Quando o assunto é venda de serviços, o número de Ps dobram, ou seja, passam de 4 Ps para 8.

Um ponto importante a ser destacado é que as ações que compõem as estratégias de marketing de serviços não valem a pena somente para empresas de aluguel de andadores, mas são marcantes para o sucesso em diversos setores.

Isto posto, entender qual o significado de cada um dos Ps e a relevância deles para o planejamento de marketing é o modo de ter excelentes resultados.

 

Produto

Qual produto que o seu negócio irá vender? Pode ser estranho ouvir essa pergunta, considerando que a sua empresa trabalha com a oferta de serviços. 

Contudo, é importante saber que por trás de todo serviço, independentemente do setor, há um “produto” a ser comercializado.

Um exemplo que pode ajudar a entender é a de uma clínica de prostatectomia radical.

Isso porque ela não vende produtos que utiliza para a prestação de serviços, mas vende a perspectiva de que os clientes saírem de lá se sentindo melhor com relação a essa questão.

Desta maneira, saber qual é o produto que será oferecido ao público é fundamental para atender as expectativas e transmitir esse valor nas estratégias de marketing.

 

Preço

Como será feita a precificação dos serviços?

O preço não é apenas o que você cobra para gerar valor, mas outros recursos envolvidos na realização das atividades.

Um jeito de definir os preços e não perder a lucratividade ou ser injusto com os clientes, é importante considerar fatores como: o tempo dedicado a atividade, os valores que vê no mercado e quanto tempo se qualificou para isso.

 

Praça

Praça é o local usado para fazer o seu trabalho. Pode ser um imóvel alugado, um espaço próprio, um coworking ou no estabelecimento do cliente.

É essencial considerar levar a praça do seu negócio em consideração, pois ela influencia diretamente na parte logística da empresa, impactando tanto em prazos quanto em locomoção.

 

Promoção

Está relacionado a promover os serviços, seja de varicocele tratamento ou de outras áreas.

No varejo, a promoção é definida como uma oferta temporária, já no marketing de serviços, tudo é feito visando a divulgação dos serviços.

Sendo assim, as mensagens utilizadas podem ser tanto para postagens nas redes sociais quanto uma linguagem usada em anúncios.

Nesse sentido, algumas dicas para realizar uma promoção de serviços de aluguel de material hospitalar e de outros setores com eficiência são:

  • Aposte na inovação para chamar atenção do público;
  • Seja humano para ganhar a confiança dos consumidores;
  • Tenha empatia para mostrar que entende as dores e necessidades das pessoas;
  • Use a criatividade para promover a percepção de valor que oferece.

Com essas dicas, a promoção pode ser um grande sucesso, rendendo ganhos interessantes ao marketing de serviços da sua empresa.

 

Processo

O P de processo se refere ao trabalho que o seu empreendimento executa internamente para entregar os serviços com eficiência e assertividade.

Quando um cliente compreende esses serviços serão realizados, isso aumenta as chances da sua empresa ser escolhida por ele.

O motivo é simples: pela segurança que sente ao escolher uma marca com processos bem estabelecidos.

 

Prova física

São as evidências que ajudam os clientes a enxergarem os valores nas ofertas dos serviços. 

Isso pode ser desde uma comunicação visual criativa nas redes sociais até resenhas pelos clientes que já utilizaram o serviço.

Considerando que os serviços são intangíveis, é muito importante dar uma boa impressão na parte visual, assim os clientes podem ver a empresa com bons olhos.

 

Pessoas

Está relacionado às pessoas que estarão ao seu lado para ajudar na representação da prestação de serviços.

Uma equipe produtiva é algo benéfico nos negócios, seja de aluguel consultório médico, manutenção, entre outros.

Deste modo, investir em um bom relacionamento e feedbacks são formas de satisfazer os funcionários e, com isso, eles podem atender bem os clientes e gerar mais negócios para a empresa.

 

Produtividade e qualidade

É relacionado a concluir as entregas conforme o prazo definido e também sobre ser produtivo para escalar os ganhos.

Quanto maior a produtividade e o nível de qualidade, maiores e melhores serão os seus resultados.

 

Estratégias de marketing de serviços para implementar

Há várias estratégias que podem ser colocadas em prática e que ajudam no sucesso dos seus negócios de serviços. Alguns exemplos são:

  • Produza conteúdos de qualidade;
  • Pense nos clientes e na experiência proporcionada;
  • Analise os concorrentes;
  • Tenha um diferencial para se destacar;
  • Crie objetivos e metas;
  • Elabore um plano de ação bem definido;
  • Invista em capacitação para a sua equipe;
  • Monitore os resultados.

Portanto, entender o conceito de marketing de serviços, suas estratégias e a importância dos Ps do marketing são maneiras de implementar as técnicas na sua empresa e conquistar ótimos ganhos, se destacando no mercado e ganhando a confiança do público.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 23 de Setembro de 2022
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