Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 11 de Abril de 2022

Newsletter: comunicação assertiva para indústria

Em estratégias de marketing de conteúdo a newsletter é um dos formatos mais importantes. É usada para divulgar notícias, artigos e lançamentos da indústria para os clientes. 

É usada para divulgar resumos semanais dos conteúdos publicados no blog da empresa — nesse caso, cada artigo listado exibe um resumo, estimulando o leitor a seguir para o conteúdo completo, o que direciona tráfego para o site. 

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir explicaremos por que a newsletter é tão importante para a estratégia de negócios da sua empresa e quais são as características. Acompanhe!

Qual é a importância da newsletter?

Ao produzir newsletters com conteúdo útil e relevante, a indústria se torna autoridade no campo de atuação. Se você produz utensílios para cozinhas, por exemplo, criar posts sobre gastronomia pode tornar o blog popular e referenciar as futuras escolhas dos clientes. 

Além disso, o formato promove a fidelização dos consumidores e cria identificação com a marca, o que conquista a confiança do público. 

A newsletter deve ser enviada com qual periodicidade?

Para que a sua estratégia de marketing de conteúdo tenha sucesso, a periodicidade de envio de uma newsletter deve ser bem definida. Isso cria relacionamento entre a marca e os clientes, que se habituam a receber notícias e conteúdos relevantes. 

Claro, não existe uma regra quando o assunto é periodicidade, no entanto, o ideal é enviar o e-mail uma vez por semana ou a cada quinze dias. Algumas marcas oferecem diferentes opções, nesse caso o cliente pode escolher entre receber o boletim diariamente, semanalmente ou a cada duas semanas.

Quais informações a newsletter deve conter?

A newsletter é o canal de comunicação ideal para divulgar lançamentos de produtos, promoções e notícias institucionais. Além disso, é usada para a nutrição de leads, pois garante que os interessados recebam informações que os permitam avançar na jornada de compras.

Vale observar que os clientes podem acessar a newsletter por outros canais como blog, Instagram e YouTube, ferramentas divulgar as últimas novidades da indústria. 

Como criar uma boa newsletter?

É possível criar diferentes tipos de newsletter, a escolha dependerá da estratégia de marketing de conteúdo de cada empresa. No entanto, para atrair leads e produzir peças eficazes os seguintes pontos devem ser considerados:

1. Produza conteúdo relevante

A newsletter não deve divulgar apenas promoções e lançamentos de produtos, o que pode fazer com que os clientes percam o interesse ou marquem o e-mail como spam.

produza-conteudo-relevante

Para despertar o interesse, o formato deve oferecer conteúdo relevante e de qualidade, esclarecer as dúvidas dos clientes e mostrar que a empresa tem interesse em informar detalhes relevantes sobre lançamentos. Cultivar esse relacionamento de confiança pode garantir que o cliente compre com frequência os produtos. 

2. Aposte em bons templates que chamem a atenção do cliente

A newsletter deve ter um template simples, exibir cores agradáveis e pouco chamativas. Também não se deve exagerar no uso de imagens, pois elas fazem com que o e-mail demore a carregar, comprometendo o engajamento da sua estratégia. Vale observar, ainda, que as imagens devem ilustrar o texto e não protagonizar o conteúdo.

Além de se preocupar com o conteúdo do e-mail é preciso garantir que o seu lead irá abri-lo. Para isso, use chamadas que despertem a curiosidade, seja mostrando algo inesperado, novo ou engraçado. 

3. Crie conteúdos intimistas

A newsletter cria a oportunidade de mostrar a personalidade da marca, ajudando a diferenciá-la dos concorrentes. E assim, como conhecer pessoas no mundo real, quanto mais elas conhecem a empresa, mais confiança e lealdade sentirão em relação a ela.

Para gerar intimidade, a linguagem deve ser simples, informal e tratar o lead como um amigo. Isso fará com que ele se identifique com a empresa e passe a considerá-la como a melhor opção de compra. 

4. Produza um conteúdo escaneável

O ideal é que as informações da newsletter sejam bem organizadas e os pontos mais importantes estejam em destaque. Ao listar os conteúdos mais extensos, vale mostrar um resumo ou uma introdução junto ao link de acesso ao blog. Assim, o e-mail terá um visual mais limpo e atrativo. 

Essa organização permitirá descobrir quais conteúdos despertam o maior interesse dos clientes. 

5. Personalize o remetente

personalize-o-remetente

É importante inserir o nome da empresa no campo de remetente dos e-mails enviados. Isso fará o destinatário identificar a marca, o que, além de despertar o interesse, tornará a newsletter mais confiável. 

6. Não abuse dos envios

Para que uma estratégia de marketing de conteúdo seja eficiente, não bombardeie os clientes de promoções e informações sobre os produtos que você vende - os conteúdos que convertem devem responder às dúvidas dos leitores ou tratar de assuntos do seu interesse. 

Por isso, é importante conhecer o lead e criar personas, ou seja, perfis de clientes ideais da empresa. Isso é fundamental para o sucesso de toda estratégia de marketing digital. 

7. Fique atento às métricas

fique-atento-as-metricas

Analisar as métricas de disparo da newsletter ajuda a avaliar o sucesso da estratégia de negócios da empresa. Dá para descobrir, por exemplo, quais horários geram mais cliques e quais assuntos despertam maior interesse. 

Observar essas métricas também permite ajustar o horário de envio e o conteúdo para um maior engajamento. Além disso, realizar testes A/B é fundamental para verificar quais templates e copy são os mais acessados pelos público.

Agora que você já sabe como criar newsletters que convertam, que tal aprender como conquistar novos clientes para o marketplace?

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 11 de Abril de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!