Navegue pelas categorias
Anderson Luis Lorenzini
Por Anderson Luis Lorenzini em 26 de Dezembro de 2022
b2b,

Planejamento de marketing para indústrias: o que você precisa para 2023

O mundo digital está sempre mudando, seja pelo surgimento de novos recursos e ferramentas, mudança nos hábitos de consumo, desenvolvimento de novas metodologias, etc. E para não ser pego de surpresa é muito importante que o planejamento de marketing para indústrias esteja atualizado com as tendências do momento. 

Nada melhor do que o fim do ano para fazer isso. Afinal, é quando os especialistas analisam os últimos 12 meses e tiram insights valiosos sobre o que está por vir e o que deve continuar funcionando ou não. 

Para quem ainda não tem sequer um planejamento de marketing para ser atualizado, um “pequeno” passo a passo é fundamental. 

 

O que considerar no planejamento de marketing para indústrias?

De acordo com a pesquisa Maturidade Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas já adotam o marketing digital como estratégia de crescimento. Isso significa que ainda existe 6% que estão completamente fora do contexto atual, praticamente nadando contra a maré da transformação digital. 

Mas mesmo que a empresa faça parte da maioria, o planejamento de marketing precisa ser atualizado todos os anos para prever as movimentações do mercado, adaptar estratégias e alcançar melhores resultados, aumentando as vendas - e o ROI (Retorno sobre Investimento).

Nos modelos B2B (business to business) essa atualização é tão ou mais necessária, porque toda a jornada de compra é muito mais complexa. As análises devem ser ainda mais profundas para montar um planejamento de marketing industrial da captação de novos leads ao encantamento de todos os possíveis vários tomadores de decisão do processo de compra.

A ideia é criar uma estratégia de relacionamento digital de longo prazo de forma que a sua empresa seja fortemente considerada sempre que um cliente em potencial precisar de seu produto.

Então o que considerar para que o planejamento de marketing para indústrias seja eficiente?

 

1 - Análise da empresa 

É muito importante que você conheça sua empresa a fundo. Quem são os principais clientes, quais as dúvidas mais comuns, seu método de trabalho e/ou produção sustentável? Tem prêmios, selos e avaliações positivas dos consumidores? O que pode ser melhorado?

 

2 - Espiada na concorrência

Quem são seus principais concorrentes, o que andam fazendo? Quais os lançamentos mais recentes? Qual produto leva mais perigo à sua organização? Como tem sido a divulgação, que estratégias estão usando? 

 

3 - Definição do cliente ideal

No marketing B2B essa definição passa por três fases. A primeira é a o público alvo empresarial com características como a segmentação, tamanho, geolocalização, etc. 

A segunda é a definição do perfil dos tomadores de opinião dessas empresas, baseado em idade, sexo, formação acadêmica, condição social, etc. E, a terceira, a definição da persona, que é uma representação fictícia de seu cliente ideal.

Assim as ações de marketing industrial devem ser desenvolvidas tendo o seu cliente ideal como alvo.

 

4 - Investimento em tecnologia

Viver em um mundo em transformação digital sem investir em tecnologia é o mesmo que estar em coma. E há tantas ferramentas de gestão e automação de marketing que otimizam processos e potencializam resultados que é impensável hoje em dia uma empresa não ter site, blog, redes sociais, etc, integrados a várias ferramentas, como o Google Anlytics, por exemplo. 

O investimento em tecnologia é, portanto, imprescindível para um bom planejamento de marketing para indústrias.

 

5 - Integração de marketing e vendas

Marketing e vendas precisam andar juntos, porque há uma troca muito importante nessa relação. Tanto as ações de marketing quanto os próprios vendedores coletam informações valiosas, que transformadas em insights, rendem estratégias conjuntas poderosas.

 

6 - Metas de performance e métricas

Antes de implementar as ações de marketing para indústrias é preciso traçar metas e definir indicadores e métricas. A ideia é comparar o cenário atual com a performance das campanhas e o aumento do ROI. Dessa forma é possível acompanhar os resultados com clareza e adaptar as estratégias sempre que preciso.

 

[e-book] As melhores estratégias para aumentar as vendas na indústria | Baixar grátis | Agência Labra

Principais tendências para 2023

Mas para obter resultados significativos é preciso ficar de olho nas principais tendências em marketing e identificar as que mais fazem sentido para o seu negócio. O planejamento de marketing B2B para 2023 precisa estar alinhado aos movimentos do mercado e às novidades da área.

 

Data Driven

O Data Driven é considerado o futuro das empresas. É quando os processos organizacionais são orientados pela análise inteligente de dados. Assim, as tomadas de decisão e o planejamento estratégico são baseados na coleta e na análise de informações – e não meramente em intuições ou experiências. 

No marketing, o Data Driven possibilita a criação de campanhas altamente personalizadas que ajudam os clientes a avançarem na jornada de compra.

 

Marketing responsivo

Os conteúdos responsivos são a bola da vez. E não se trata mais só de sites e blogs, mas de vídeos, artes e todo o resto. Afinal, de acordo com o IBGE, em um país com pouco mais de 214 milhões de brasileiros há 242 milhões de celulares inteligentes em uso no Brasil. Se contarmos também notebooks e tablets, são ao todo 352 milhões de dispositivos portáteis no país, ou seja, 1,6 por pessoa.

 

Interatividade

Mais do que estudar o mercado, uma grande tendência de marketing para 2023 é a interação com os leads. A ideia é interagir ao máximo, desde chatbots a lives, webinars, questionários online, avaliações e tudo o mais que proporcionar uma saber e avaliar a opinião dos consumidores.

 

SEO adaptado à busca por voz

A busca por voz já está popularizada, com as assistentes virtuais fazendo cada vez mais parte do dia a dia, seja nos dispositivos para casa, pela TV ou pelos smartphones. 

A praticidade de dizer apenas algumas palavras sem precisar digitar também colabora para a inclusão de pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência, mas que também são consumidoras e tomadoras de decisão. 

Por isso, é muito importante que o planejamento de marketing para indústrias tenha as técnicas de SEO (search Engine Optimization) adaptadas para a busca por voz. 

Além de ganhar mais visibilidade digital, melhora a identificação de marca como uma empresa moderna e inclusiva, voltada para as causas sociais.

 

Tenha uma estratégia de marketing B2B personalizada

Apesar de ser possível fazer um planejamento de marketing B2B por conta própria, ter profissionais da área cuidando do assunto é sempre muito melhor. Além dos especialistas terem mais agilidade nas estratégias e contarem com ferramentas profissionais, você fica livre para cuidar de outros aspectos da empresa. 

E não abra mão de uma estratégia de marketing B2B personalizada para a sua empresa, porque a maioria das ações voltadas para o consumidor final (B2C) não se aplica com eficiência para os negócios com outras empresas. 

Por outro lado, cada corporação tem suas necessidades e características próprias que precisam ser consideradas no planejamento de marketing para indústrias

A Agência Labra é especializada em Marketing B2B há mais de uma década. Venha conversar conosco e veja como ter um marketing personalizado que vai aumentar a competitividade da sua empresa no mercado!

Publicado por Anderson Luis Lorenzini 26 de Dezembro de 2022
Anderson Luis Lorenzini

Assine nossa newsletter!