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Por Abraind em 30 de Setembro de 2022
SEO

Técnicas de SEO: o que é e como aplicar

Quando falamos em SEO, estamos nos referindo a abreviação de Search Engine Optimization, que em português se refere a otimização dos mecanismos de busca que são utilizados no ambiente digital. 

Uma das estratégias do marketing, por exemplo, é ter um site dentro dos primeiros locais no ranqueamento do Google. 

Se o cliente pesquisar sobre empresas de energia solar na Bahia, por exemplo, o Google apresentará um conjunto de links, em posições diferentes e que terão mais visualizações. 

Dessa forma, é importante utilizar as técnicas de SEO, pois elas contribuem para que essa visualização ocorra de forma direta, pois melhora o posicionamento de um site no Google. 

Como consequência, a empresa pode ter um aumento do número de vendas. A partir dessa introdução, é fundamental discutirmos acerca do SEO e as técnicas e ferramentas que podem ser implementadas dentro de um negócio. Acompanhe a seguir!

 

Entenda mais sobre o SEO

Já falamos de forma breve que o SEO se refere aos mecanismos de busca que existem dentro da internet. 

No entanto, é importante entender também que os motores de busca, ao serem otimizados, funcionam como um conjunto de técnicas que vão influenciar algoritmos de buscadores. 

Isso faz com que o ranking seja definido a partir de uma página e de uma determinada palavra-chave. 

Essas palavras são definidas a partir de uma busca dos clientes, por exemplo, de uma empresa de instalação de energia solar em um determinado lugar, uma loja de roupas, dentre outros. 

Com o crescimento da importância do Google como a principal rede de pesquisa que existe atualmente na internet, as empresas precisaram se atentar a métricas, assim como entender as formas de obter melhores posições dentro do ranking. 

Como aparecer no topo da página do Google se tornou uma ferramenta de disputa e o SEO está intimamente ligado a este processo, é essencial discutirmos sobre o assunto, ligado ao processo de rastreamento, indexação e exibição dos resultados.

O Google é composto por robôs que vão identificar as páginas que serão levadas até o buscador. 

Esse processo de identificação envolve algoritmos que contribuem para entender a ordem de prioridade de um link no Google. 

Já o processo de indexação existe quando é necessário processar páginas da internet, inserir conteúdos de mini robô, por exemplo, e entender sobre a data de publicação, local, a descrição do conteúdo e o título. 

Por fim, existe a exibição de resultados que são relevantes para que um site esteja nas primeiras colocações.

 

Os fatores de ranqueamento no Google 

Se sua empresa de transformadores de tensão ou de qualquer outro segmento deseja trabalhar com SEO é essencial entender alguns fatores de ranqueamento. Listamos alguns deles a seguir!

  • Autoridade da página e autoridade de domínio;
  • Relevância dos links internos;
  • Tipo de conteúdo;
  • Inserção de palavras-chaves;
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Uso de design responsivo. 

 

Autoridade da página e Autoridade de domínio

Páginas que possuem autoridade da marca, assim como de domínio, tendem a ser mais relevantes no Google. 

Essa autoridade é construída não somente pelo número de acessos, mas também por outras empresas parceiras que inserem o seu conteúdo ou que compartilham os links.

 

Relevância dos links internos

A relevância dos links é um tema essencial quando falamos em ranqueamento. O tipo de conteúdo, envolvendo sua qualidade, originalidade, assim como os temas que são abordados também afetam o ranking.

 

Tipo de conteúdo

Por isso, não basta apenas pensar na produção de conteúdo, sem entender para quem ele é direcionado (ou seja, o público-alvo), assim como a profundidade do material abordado.

 

Inserção de palavras-chaves

Outro quesito importante é a inserção de palavras-chaves ao longo do texto, a partir do interesse e busca do cliente. Por exemplo, se seu público-alvo pesquisa muito sobre “gerador silenciado”, essa palavra precisa estar disposta ao longo do seu texto. 

 

Velocidade de carregamento da página

A velocidade de carregamento da página também é um assunto importante, porque se o cliente entra em um site travado, provavelmente, ele desistirá da compra. 

Existem aspectos técnicos, portanto, da área de tecnologia da informação que precisam ser levados em consideração no momento de ter um site. 

 

Uso de design responsivo

Os pontos apresentados no item acima vale também para um design que seja responsivo, ou seja, que tenha uma adaptação a diferentes telas. 

Dessa forma, é possível compreender que existem alguns aspectos que são essenciais para o site e que variam desde a forma de um conteúdo bem escrito até elementos direcionados à parte técnica do setor de tecnologia da informação. 

A partir desse entendimento sobre alguns fatores que afetam o ranqueamento no Google, é essencial discutirmos sobre técnicas de SEO que podem ser implementadas.

 

Técnicas de SEO para implementar junto ao marketing digital 

Após conhecer o conceito ligado ao SEO, assim como alguns fatores que podem afetar o ranqueamento no Google, podemos apresentar algumas técnicas que podem ser implementadas dentro do marketing digital. 

Para iniciar, falaremos sobre o SEO on-page, que são ações que podem ser feitas dentro da sua página na internet. Acompanhe a seguir!

 

Palavras-chave e conteúdo produzido

O primeiro passo é ter atenção ao conteúdo produzido, pois esse é um dos fatores mais importantes no SEO. 

A utilização e escolha de palavras-chaves é essencial quando se deseja atrair o público e melhorar as questões ligadas ao ranking. 

Para entender quais são as melhores palavras é essencial conseguir entender quem é seu público e quais são suas preferências. 

Além disso, um conteúdo de qualidade não pode conter plágio e nem duplicação de informações. É muito importante também que o conteúdo contenha imagens com legendas. 

Outro ponto dentro da página se refere à arquitetura da informação. O que é isso? É a forma como seu site está disposto. 

É importante entender se os conteúdos disponibilizados pela sua empresa são compreensíveis ao público, se o design é responsivo, se as cores, logotipo e layout estão respeitando sua identidade visual, dentre outros aspectos. 

A recomendação é que sua empresa possa avaliar as palavras-chaves por tamanho, ou seja, grandes e pequenas, assim como os sinônimos. 

 

Atenção ao título e a descrição 

Outra questão importante é se atentar ao título do conteúdo do seu texto, pois ele também precisa conter a palavra-chave principal. É importante que seu título respeite uma determinada quantidade de caracteres, de modo a não se tornar cansativo. 

Outro ponto importante é a inserção da meta description, que serve para descrever de forma precisa o que seu conteúdo irá abordar.

 

URL e qualidade

A URL também é um aspecto importante porque o robô do Google consegue entender a palavra-chave de forma mais fácil se ela já estiver no endereço da página. 

Dessa forma, é muito importante que a URL seja descritiva, ou seja, tenha as palavras-chaves que são desejadas pela empresa, seja manutenção de nobreak ou qualquer outra, dentro do público-alvo. 

Ou seja, alguns pontos de atenção são:

  • Palavra-chave;
  • Título;
  • URL;
  • Descrição.

Agora, vamos conhecer algumas estratégias que são ligadas ao SEO off-page, ou seja, realizadas fora do domínio do site. 

 

Guest posts

As estratégias de SEO devem ser feitas dentro e fora da página, por isso, o link building possui táticas de como fazer isso, trazendo relevância para o seu conteúdo por meio do compartilhamento de links. 

O primeiro destaque vai para o guest post, que trabalha com conteúdos que tornam o seu site relevante. Ele não é feito somente do ponto de vista da geração de links, mas entende uma produção de qualidade.

O guest post ocorre quando sua empresa consegue publicar um conteúdo dentro de outro site (com os links que apontam para sua empresa). 

Isso é importante para que sua empresa de  ar condicionado em Salvador possa criar o que falamos no início: autoridade da marca e do domínio. 

 

Menção à marca

Outro ponto importante diz respeito à menção que as empresas podem fazer à marca.

É essencial pensar nesse sentido em fazer parcerias, levando em conta empresas que mencionam sua marca de forma positiva. 

Inclusive, é ainda mais necessário ficar atento à forma como as menções à marca são feitas, de modo a evitar uma crise de imagem ou situações desagradáveis. 

Dessa forma, se sua empresa atua na área de comprar nobreak ou em qualquer outra área, é muito importante estar atento às técnicas de SEO, que podem ser implementadas em seu negócio. 

Vale ressaltar que para essas técnicas serem implementadas da melhor forma possível, a recomendação é contar com uma equipe de marketing qualificada. 

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Abraind 30 de Setembro de 2022
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