Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 15 de Junho de 2022

Qual a importância do tráfego pago para e-commerce?

Todos os dias novos comércios surgem na internet e empreendedores que investem em lojas físicas migram parcial e integralmente para o meio digital. Com toda essa concorrência é preciso se destacar, uma opção para isso é investir em tráfego pago

Em um mercado dinâmico e extremamente aquecido a aparição de novos desafios e de novas oportunidades surge na mesma proporção. 

A concorrência e a disputa por cada acesso é o maior conflito de quem investe em um comércio virtual. 

A visibilidade nesse tipo de empreendimento é fundamental e uma das ferramentas mais utilizadas e que geram mais resultados quando bem otimizadas é a utilização de tráfego pago. Com isso, a marca pode investir recursos para aparecer à frente da concorrência. 

Quando se pesquisa locação de aparelhos de estética em uma guia da internet, as ferramentas de busca acionam o seu algoritmo interno que pesquisa e classifica os resultados a partir de sua relevância. 

Quanto mais alto seu site estiver, mais ele será acessado. De forma resumida existem duas maneiras de melhorar esse posicionamento, investindo em SEO, Searching Engine Optimization, ou seja, otimização das ferramentas de busca.

Ou com o SEM, Searching Engine Marketing, as ferramentas de impulsionamento pago de sites. 

O tráfego pago está inserido dentro da lógica de SEM onde é possível colocar um valor para que o seu site pule posições e esteja no topo das pesquisas por um determinado intervalo de tempo. 

O investimento de tráfego pago pode ser compensado em pouquíssimo tempo de campanha quando se está de acordo com as melhores práticas.

Porém, quando não se conhece as plataformas os prejuízos podem ser sensíveis e os resultados podem não chegar. 

Essa modalidade de investimento também pode ser chamada de mídia paga, publicidade, propaganda ou anúncios. 

Apesar de obter resultados quando utilizada individualmente, os resultados são otimizados quando coordenados com outras estratégias de marketing. 

O que é tráfego pago?

A internet permite muitos usos diferentes de todo o seu leque de recursos e possibilidades de investimento em marketing digital. 

Essa condição faz com que muitas empresas com anos de experiência no mercado nunca tenham nem olhado para a possibilidade de anúncios. 

Isso porque com o trabalho correto é possível atingir uma estabilidade da marca de persiana painel tela solar apenas com tráfego orgânico, mas para alavancar os resultados é preciso investir em tráfego pago. 

Muitas vezes gestores de marketing e empreendedores não dão esse passo além por medo ou desconhecimento das plataformas, dos benefícios e de todas as vanta gens do tráfego pago. 

Outra questão é que para alguns gestores menos experientes pagar para ter mais acessos é uma espécie de trapaça ou atalho. Essa visão valoriza muito o tráfego orgânico, o que é correto e traz resultados, mas esse retorno poderia ser alavancado com o tráfego pago. 

As ferramentas de marketing pago, marketing orgânico e qualquer outra vertente estão disponíveis para serem usadas, no mínimo, ou essencialmente testadas. 

Com esse outro olhar é possível mensurar o aumento do retorno e a viabilidade dessa possibilidade. 

O tráfego pago existe não só para links e sites como também está presente como um dispositivos internos de redes sociais. 

Em ambos os casos ele é a galinha dos avos de ouro das marcas que administram tanto os aplicativos quanto os motores de busca. 

Isso porque os anúncios para públicos pré definidos e segmentados ou o posicionamento prioritário em pesquisas é o verdadeiro produto a ser vendido pelos buscadores e redes sociais. 

Praticamente todos os espaços virtuais onde a marca encontra o seu público tem um dispositivo com o sufixo Ads, essa é a marca registrada das ferramentas internas e externas de tráfego pago. Cada uma possui formatos, peculiaridades e geram retornos diferentes. 

O investimento em tráfego pago é mais lucrativo do que o retorno da mídia tradicional por conta do seu poder de segmentação. 

Quando uma empresa de limpeza de estofados a seco investe em tráfego pago ela alcança mais pessoas com interesses relacionados. 

Além da decisão de investir recursos da empresa em tráfego pago é importante que esse montante aplicado tenha uma gestão adequada. 

As ferramentas geram relatórios em tempo real, informações e a possibilidade de modulação da verba, esse monitoramento é crítico. 

O tráfego pago é importante independente do nicho e do modelo de atuação, um site institucional, um blog baseado na estratégia de marketing de conteúdo, uma página de aterrissagem, uma loja ou um marketplace colhem benefícios desse investimento. 

O mesmo pode se dizer sobre a área de atuação, desde uma loja de roupas que vende exclusivamente pela internet até o site de uma empresa de calibração de vidrarias pode e deve investir em tráfego pago se tiver em seus planos crescer no meio digital. 

Mesmo com esse caráter geral, a forma mais comum de ver o investimento em marketing digital a partir do tráfego pago é em sites de lojas, ecommerce e multilojas. Isso acontece porque são nesses modelos que os resultados são mais rápidos, diretos e perceptivos. 

A importância do tráfego pago para uma loja virtual

Com a evolução do marketing digital presenciada nos dias de hoje já é possível afirmar que investir nessa área é uma necessidade para empresas que são nativas do meio online como um comércio virtual, mas também para empresas de projeto fachada residencial

Em especial para um e-commerce o investimento em estratégias como o tráfego pago é fundamental. 

Uma das principais vantagens é a velocidade de ação, com o conhecimento adequado das ferramentas é possível ativar uma campanha em menos de meia hora. 

Para dar os primeiros passos da empresa no mercado de tráfego pago quando se trata uma venda online de móveis planejados sala de jantar é preciso seguir alguns processos: 

  • Cadastrar ou complementar o perfil nas plataformas de Ads relacionadas; 
  • Definir o montante que será investido em uma ou mais plataformas;
  • Selecionar links, páginas, ou publicações que serão impulsionadas;
  • Definir o prazo em que a campanha estará ativa; 
  • Selecionar o propósito da campanha;
  • Analisar e desenvolver um público-alvo e temas chave; 
  • Monitorar e modular resultados. 

Uma empresa que vende um produto específico como pendrive personalizado para fotógrafos pode seguir investindo em tráfego pago sem receio. 

Isso porque todos os recursos serão investidos de acordo com o público-alvo definido ou o conjunto de palavras chave relacionadas. 

Dentro de todas as plataformas de investimento em tráfego pago existem as possibilidades de direcionar o foco do investimento para diversas opções. 

De forma geral, o marketing Digital para e-commerce baseado em tráfego orgânico tem um tempo maior de investimento até que essa estratégia se consolide e os primeiros resultados apareçam. 

Já o tráfego pago é mais imediato, assim que a campanha está ativa os primeiros cliques começam a aparecer. 

O tráfego pago possibilita o impulsionamento rápido e direcionado para um determinado link, postagem ou segmento. 

Quando SEO e SEM estão operando em harmonia é possível garantir um resultado a curto, médio e longo prazo. 

Para empresários, proprietários de empresas e operadores de marketing digital focado em e-commerce é essencial garantir a alavancagem das visitas do site. Quanto maior o número de visitantes por dia, mais fácil é converter em vendas e reduzir o custo por compra. 

O bom posicionamento e o impulsionamento da marca para alcançar novos públicos é essencial e fica cada vez mais relevante conforme cresce a competitividade desse segmento. 

Quando se tratam de buscas isso é ainda mais fundamental porque, em geral, as pessoas não costumam clicar em links mal posicionados. 

Considerações finais

Sendo assim, o mercado de marketing digital, em especial para lojas virtuais, é cada vez mais competitivo e para se destacar uma loja de copos personalizados metal precisam explorar todas as ferramentas que as plataformas colocam à disposição. 

Por mais que se lance mão de estratégias que geram um crescimento orgânico com muita eficiência, essas opções têm um teto de crescimento e tendem a estagnar em algum momento.

Para alavancar de verdade os resultados de forma consistente é preciso investir em tráfego pago. 

Seja nos motores de busca ou dentro das redes sociais esses dispositivos essas ferramentas colocam o perfil, página ou postagem em evidência para um público selecionado. 

Para usufruir corretamente desse recurso é preciso ter uma retaguarda de SEO consistente para manter a potência do link mesmo após o fim da campanha. 

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 15 de Junho de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!