Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 21 de Julho de 2022

O Ebook de 1,5 milhões de reais

Neste conteúdo você irá entender como um material rico é fundamental para que a estratégia de marketing seja eficiente e assertiva. Desse modo, apresentaremos dois exemplos de resultados financeiros conquistados com essa técnica. Continue a leitura e tire suas conclusões.  

O que é um material rico em marketing?

Antes de mais nada, é importante destacar que um material rico tem o objetivo de apresentar respostas para questionamentos ou dúvidas dos clientes. Por isso, o conteúdo deve ter o máximo de informação possível, de forma clara e objetiva.

Display exemplo de e-book

Desse modo, para você conquistar confiança e autoridade sobre o seu produto ou serviço, precisa investir em materiais com embasamento técnico, mas que tenham linguagem informal e um visual que estimule a leitura. Dê prioridade a cores que se harmonizem, fontes de fácil leitura e imagens e gráficos bem construídos. 

 

 

Quais os principais tipos de materiais ricos?

Existem vários formatos que podem ser escolhidos, como por exemplo: e-book, planilha ou infográfico. A melhor opção será aquela que conseguir transmitir a informação mais objetiva da sua área de atuação e provocar a interação dos usuários com a empresa. 

A estratégia do material rico no marketing de conteúdo

A busca pela palavra-chave tem uma relação direta com a estratégia, por isso, é importante ressaltar que por meio dela é possível identificar o estágio do lead. Do mesmo modo, é imprescindível pesquisar e identificar quem é a persona com a qual você irá interagir e o impacto que a informação causará. 

Vale destacar que muitos “profissionais de marketing” dizem que o material rico morreu e que só é usado para ficar salvo nas playlists das redes. No entanto, vamos desmistificar um pouco desse mito, comprovando com números que a afirmação não procede. 

Creio que é importante reforçar que todo e qualquer material rico deve sempre ser muito bem-elaborado e promovido nas redes sociais e site, caso contrário, ficará na sua estante apenas para enfeitá-la. 

Por isso, quando pensar em um material rico, se atente a alguns pontos muito relevantes:

 

Originalidade

Produza um conteúdo original com bons redatores, crie um briefing completo, utilize recursos como copywriting e aprove-os antes de qualquer coisa.

 

Pesquisa

Se você tem uma base já consolidada, debata sobre o assunto, dê abertura para aquilo que ela mais está precisando e seja o orientador para esse momento - você já ganhou estrelinhas por isso.

 

Conteúdo de qualidade

É sua responsabilidade, seja diretor ou profissional de marketing, entregar o melhor conteúdo final. Desse modo, revisões ortográficas, um design clean e funcional fazem total diferença. Não se esqueça de que os usuários que escolherem baixar o seu material, buscam ajuda e sua empresa precisa demonstrar que pode desempenhar esse papel. 

 

Design

Materiais criativos e bem diagramados fazem a diferença. Sendo assim, evite poluir o conteúdo. Qualquer distração tira o interesse dos consumidores da leitura, por isso, invista em ilustrações e exemplos que complementam as informações que você deseja transmitir. A experiência do usuário será muito melhor, provocando interação e uma possível conversão. 

 

Gatilhos durante todo o texto

Crie pontos durante o material que permitirão você saber como o lead está disposto no seu conteúdo. O uso do Urchin Traffic Monitor (UTM), em tradução livre, Monitor de Tráfego de Urchin, é uma ótima opção para rastrear a origem do tráfego em sites, blogs, redes sociais, e-mails e anúncios.

 

Apresentação da empresa

Finalize o material com a apresentação da sua empresa e dê abertura para que o usuário possa falar com a equipe. Isso cria uma empatia e quebra as primeiras objeções, principalmente se o lead estiver na fase de reconhecimento do negócio. Portanto, com uma equipe bem treinada e um bom atendimento, pode-se fechar boas vendas. 

 

Suas redes

Divulgue os canais de contato, as redes sociais, convide o usuário para acompanhá-los, certificando-se que você está apresentando para o seu lead o quanto entende do assunto. Não justifique que seu diferencial é a qualidade, pois, nos dias atuais, isso não é uma vantagem, mas o mínimo que uma empresa ou negócio devem oferecer. 

 

Fluxo de automação que oriente o cliente na jornada

Aqui temos um ponto muito importante: reforce as informações da sua empresa, construa um engajamento com o cliente, crie um relacionamento a longo prazo com ele.

 

A pesquisa pela palavra-chave do material rico

Um Ebook pode ajudar sua estratégia de conteúdo!

O profissional de marketing que deseja se destacar na carreira, deve ter a habilidade de escutar, pesquisar e conversar com colegas mais experientes. Isso vale para todos os especialistas do negócio, da assistência técnica, passando pela equipe de pré e pós-vendas, até o customer success. 

Quando você interage e troca experiências com esses profissionais, terá melhor compreensão do comportamento do consumidor, reconhecendo suas preferências. Dessa maneira, terá condições de adotar medidas para manter o nível de satisfação dos clientes e produzir conteúdos que irão aumentar a autoridade do seu produto ou serviço.

Palavras-chaves de cauda longa nessas horas podem ser uma técnica relevante, já que são utilizadas em estratégias de marketing para alcançarem as primeiras posições no Google, com expressões de baixo volume de busca ou pouca concorrência. Vale lembrar que quando sua palavra-chave possui termos como pdf ou docs, é uma ótima oportunidade de atrair a leitura do usuário. 

Agora que você já se inteirou melhor do assunto é o momento de conhecer uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de um material rico. Confira: 

 

Produção de conteúdo

Em primeiro lugar é preciso diferenciar uma produção de conteúdo especializada em marketing de outros formatos, como jornalístico ou técnico, em diferentes áreas do conhecimento. Um exemplo pode ser observado na página oficial de uma fábrica de produtos químicos. Você pode pensar que o melhor texto será aquele que colocar todas as informações e siglas. Mas avaliando com mais clareza, quem entenderá o texto ou se interessa pelo conteúdo? Não preciso nem dizer a resposta.

Um Ebook pode ajudar sua estratégia de conteúdo!

Isso não quer dizer que um profissional de uma determinada área não saiba produzir um texto de qualidade, contudo, existem técnicas e regras que devem ser seguidas no marketing digital para destacar o texto, dos milhares disponíveis na internet. 

Sendo assim, é possível afirmar que não basta apenas produzir um conteúdo, mas, é fundamental dominar a técnica escrita para que o processo seja mais eficiente e produtivo. Em outras palavras, a produção de conteúdo diz respeito à construção de materiais em diferentes formatos ou plataformas, desenvolvidas para atender as necessidades de determinados públicos. 

Depois das explicações sobre a produção de conteúdo, reforçamos que a produção de ebooks e materiais ricos são um fator determinante para atrair os usuários para sua página. Se pensarmos na página de um fabricante de peças automotivas, por exemplo, mecânicos e demais profissionais da área serão os primeiros a realizarem um download de um guia ou cartilha com lançamentos de produtos. 

 

Diagramação

Lembra da expressão, a primeira impressão é a que fica? Pois é, na maioria das situações a afirmação é verdadeira. Principalmente quando se fala em conteúdos para leitura, sejam livros físicos ou ebooks digitais. 

Um Ebook pode ajudar sua estratégia de conteúdo!

Nesse sentido, a diagramação tem um papel importante, pois trata-se de um conjunto de técnicas de design que tem o objetivo de organizar os elementos do seu conteúdo para um público específico. Quanto mais bem acabado o conteúdo do material rico, ebook ou infográfico, mais engajamento será gerado nas redes sociais da sua empresa ou visitas realizadas no portal. 

Por isso, é importante que o profissional responsável estude o material textual, de modo a entender e criar um layout compatível com o tema proposto. Tenha certeza de que essa etapa vai conceder mais agilidade e rapidez no seu trabalho. 

Uma dica interessante é investir no grid, uma técnica que emprega a junção de linhas guias que reunidas de forma harmoniosa, criam uma espécie de delimitação ao conteúdo. Além de colaborar com a realização do trabalho, poderá ajudar na composição de um padrão visual do material rico. 

Automação de Marketing

Uma ferramenta essencial para auxiliar no processo de entendimento e comportamento dos possíveis clientes é a automação de marketing digital. As tecnologias utilizadas permitem compreender como as pessoas interagem com seu negócio nos diferentes canais de atendimento.

Um Ebook pode ajudar sua estratégia de conteúdo!

Sendo assim, você terá acesso ao que chamou atenção do lead e o estágio de compra no qual ele se encontra. Os mecanismos funcionam de forma automatizada, concedendo informações para cada etapa de pesquisa e busca no seu site ou nas redes sociais. 

Vale lembrar que essa jornada não tem um período predeterminado. Pode durar um ou dois meses, ou até anos, dependendo do perfil da sua persona. Fazendo um recorte para o exemplo que iremos abordar, houve situações que demandaram 30 dias e outras, 180 dias. 

Outro ponto de atenção no processo da automatização de marketing é que você precisa estar preparado para apresentar seu posicionamento enquanto empresa, sem deixar de usar uma interação que seja a mais familiar possível. Em outras palavras, responder com rapidez e cortesia, a fim de evitar o desinteresse pelo seu produto ou serviço. 

Do mesmo modo, criar uma empatia no relacionamento fará toda a diferença e permitirá que você seja autorizado a enviar comunicações posteriores. Por isso, é importante reforçar que nesta conexão, a venda será sempre uma consequência, visto que muitas vezes o seu lead pode ter mais preparo sobre o assunto do que seu vendedor. 

Agora que você recebeu as informações mais importantes sobre a importância do material rico no processo de aquisição de um produto ou serviço, acompanhe a etapa prática de um caso que chamou a atenção pelo resultado que gerou para o cliente. 

 

Promover o materialUm Ebook pode ajudar sua estratégia de conteúdo!

Uma das etapas mais importantes na criação do material é você promover esse material, o que nesse caso foram usadas uma série de estratégias que podemos listar:

 

  • Google ADS como sitelinks;
  • Facebook Ads, com postagens patrocinadas;
  • E Banners e pop-up no site e conteúdos do blog.
  •  

O Ebook de 1,5 milhões de reais

 

Quais foram os resultados obtidosUm Ebook pode ajudar sua estratégia de conteúdo!

Esse conteúdo tem como objetivo de comprovar como a informação de qualidade na estratégia de marketing digital pode fazer a diferença na finalização da compra. 

Desde o lançamento do material rico, em 2019, o produto foi divulgado nos mais diversos canais digitais. 

 

Algumas das taxas de conversão:

  • Mídias pagas de 46%
  • redes sociais 80%
  • Busca Orgânica/SEO 82%

Um Ebook pode ajudar sua estratégia de conteúdo!

Resultado entregue com um e-book: 

R$ 1.530.586,69

O ROI retorno sobre o investimento  ficou em:

15.205,86%

Ebook-As-melhores-estrategias-de-Inbound-Marketing

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 21 de Julho de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!