LABRA
Por LABRA em 28 de Julho de 2022

Vendarketing: saiba como aplicar no seu negócio!

Quando uma empresa quer se desenvolver dentro do ambiente digital ou físico, dois setores recebem atenção redobrada, e ambos são tão importantes que, em alguns momentos, podem ser até mesmo confundidos. Nesse contexto surge o vendarketing.

Enquanto as ações de vendas buscam trazer conversões de compra a curto prazo, e com o máximo de alcance e eficiência, o marketing busca expandir os horizontes da empresa a partir da construção de marca a longo prazo, e atrair os consumidores interessados. 

Tais conceitos caminham juntos nas estratégias baseadas em vendarketing. A ideia pode ser definida como o alinhamento máximo entre os dois setores, de marketing e vendas, e esse alinhamento se demonstra muito eficiente para poder alcançar uma série de objetivos. 

Com os processos de venda e marketing alinhados, uma empresa de revitalização de piso de concreto pode rastrear com precisão os comportamentos e desejos de seu consumidor. Além de reunir ambas ideias, o vendarketing foca na otimização dos processos.

Por mais que as áreas sejam constantemente confundidas, e no senso comum pareçam ser a mesma coisa, cada segmento de atuação demanda uma formação e uma expertise profissional diferente, e a marca ganha bem mais potencial quando elas atuam juntas. 

O vendarketing pode ser resumido em um conjunto estratégico de ações de vendas e marketing, mas a atuação é um pouco mais complexa na prática. E, mesmo sem conhecer bem, empresas aplicam e desenvolvem uma atividade de vendarketing.

Por não entender diretamente o conceito, muitas corporações passam por problemas relacionados à integração e implementação dessas práticas que aumentam a geração de receitas de um negócio.

Para que o vendarketing alcance o máximo de eficiência na sua implementação em uma empresa de serviços terceirizados de portaria, é preciso pesquisar sobre o que é o vendarketing, como aplicar esse método e como os resultados podem ser mensurados.

 

O que é vendarketing

Em resumo, o vendarketing pode ser entendido como a junção de dois termos fundamentais para o crescimento e a existência das empresas no mercado atual: vendas e marketing. O objetivo principal desse método é alinhar e coordenar os times de marketing e vendas.

Com esses processos integrados, tanto o setor de marketing, quanto o de vendas conseguem extrair mais resultados de cada uma de suas ações. Assim, a empresa ganha com o aumento potencial da capacidade de criação de receita a curto e a longo prazo.

O dendarketing não pode ser visto como uma novidade de mercado, considerando que, recentemente, essa estratégia foi formulada de forma mais clara e concisa. No entanto, as ações relacionadas ao vendarketing já estão presentes no mercado há muito tempo.

Fora do Brasil, as empresas de instalação de cortina de vidro área gourmet, por exemplo, já aplicam um planejamento que se assemelha bastante ao vendarketing, chamado de smarketing, que pode ser traduzido do inglês para “marketing inteligente”.

Esse método, que é alternativo ao vendarketing, apresenta a mistura das vendas com o marketing. Portanto, para entender mais a fundo como o vendarketing funciona na prática, é preciso compreender como cada um dos setores atuam em seu dia a dia.

É importante ressaltar que tanto o time de marketing, quanto a equipe de vendas executam tarefas que visam aumentar o alcance, a visibilidade e a receita das empresas, contudo, cada segmento trabalha em uma motivação distinta.

Por ser um termo direto da língua portuguesa, “entendimento de vendas” é muito mais simples para a compreensão. O setor de vendas é responsável pelo preparo do produto e pela conversão da base de visitantes alcançada pelo marketing em consumidores ativos.

Já o termo “marketing” vem da língua inglesa e é um pouco mais complexo e abrangente em seus significados. Mas, é de conhecimento comum que os profissionais do segmento de marketing atuam em uma construção profunda da marca de uma empresa.

Para construir essa marca e fazer com que a entidade seja conhecida por mais pessoas, os setores de marketing executam um planejamento de branding, a criação de anúncios, manutenção e atividades nos canais de contato com a base de consumidores da empresa.

Essas e outras ações estão no leque da atividade de um setor de marketing. Com isso, a empresa é capaz de construir uma identidade, ao mesmo tempo que auxilia a equipe de vendas na desafiadora tarefa de vender mais.

 

As vantagens do vendarketing para o seu negócio

Entendendo como a conciliação ativa dos setores de marketing e vendas do vendarketing funciona, é possível traçar os principais objetivos dessa estratégia e saber como ela pode operar alinhada às metas de uma empresa de lavagem de colchão a seco.

De forma geral, é possível traçar vantagens evidentes na aplicação dos métodos de vendarketing. Entre os elementos que otimizam os resultados de ambos os setores estão: 

  • Melhoria sensível na experiência de visitantes e clientes;
  • Fluidez na comunicação entre as equipes de vendas e marketing;
  • Garantir a maior taxa de conversão e aproveitamento de oportunidades;
  • Estabelecimento de metas para os setores de marketing e vendas.

O primeiro sinal mais sensível de uma implementação bem-sucedida da estratégia de vendarketing, é a melhoria na experiência dos consumidores. Quando o marketing e as vendas operam juntos, a jornada de compra passa a ser muito mais eficiente e dinâmica. 

Além de que o discurso de atração e vendas se tornam mais coerentes quando essa interligação é mais profunda. Assim, todos esses processos se otimizam e os resultados tendem a crescer de acordo.

Uma empresa de limpeza de vidros em altura, que alinha seus setores de marketing e vendas a partir do vendarketing, consegue agilizar os processos de convencimento e quebra de objeções da audiência e essa é a principal vantagem dessa estratégia. 

De forma geral, a sincronia das equipes de marketing e vendas trabalham em uma lógica harmoniosa, e, consequentemente, além de render mais, cada esforço e investimento é mensurável e equilibrado de acordo com a capacidade da empresa.

Isso faz com que o número de vendas não seja maior que o setor produtivo, ao mesmo tempo que não gera um número de vendas menor que o suficiente para alcançar suas metas.

Com a criação desse sistema conectado internamente, uma empresa de agasalho esportivo em tactel ganha mais previsibilidade em todos os seus processos, e esse fator afeta diretamente a saúde produtiva e financeira da empresa.

Com o vendarketing, se faz possível gerar estimativas mais precisas de quanta receita será gerada nos próximos meses e planejar, a partir disso, um plano de ação mais assertivo e bem estruturado.

 

Como aplicar o vendarketing na sua empresa

Entendendo o que é e como aplicar no cotidiano de qualquer negócio, tanto uma corporação de banner para aniversário personalizado, quanto pequenos empreendedores podem utilizar o vendarketing para alcançar melhores resultados.

Para que a estratégia seja assertiva e atinja as metas, é necessário seguir algumas etapas de implementação, entre elas, estão o compartilhamento de informações entre equipes, incentivar a participação das vendas no marketing e estruturar as tarefas em conjunto.

Para a implementação do vendarketing, é fundamental que o compartilhamento de dados recolhidos sejam apresentados para todos de ambas as equipes, isso porque o tráfego de dados é uma das potencialidades deste método.

A equipe de vendas deve ter uma boa base sobre como foi estruturado o caminho da jornada de compra para, assim, oferecer um discurso de vendas mais alinhado e agir de acordo com a resolução de objeções das etapas anteriores.

Ao mesmo tempo que a expertise em converter visitantes em vendas pode ser muito útil e benéfica no dia a dia do setor de marketing, as estratégias terão um potencial de conversão maior e, por consequência, aumentará o faturamento. 

Para que ambos os setores trabalhem em harmonia, é preciso formular um modelo de nível de colaboração entre os setores de marketing e vendas, isso vai fazer com que cada setor saiba as suas tarefas e o nível de impacto dessa tarefa na outra equipe.

Considerações finais

Quando as empresas visam seu próprio crescimento, dois elementos são fundamentais: os setores de marketing e vendas. Essas duas peças são cruciais para o aumento das vendas e precisam operar em conjunto para oferecer resultados consistentes futuramente. 

Enquanto o marketing direciona o seu foco em expandir a visibilidade da marca de fechamento de sacada com vidro de correr e reforçar sua credibilidade, o setor de vendas captura essa atenção e converte esses visitantes em compradores.

Esses setores podem trabalhar em harmonia para render mais. Quando a atração está já direcionada para o discurso de venda, é esperado um maior nível nas taxas de conversão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Quer descobri como aumentamos as vendas todos os meses de um cliente da indústria integrando Marketing e Vendas

 

Publicado por LABRA 28 de Julho de 2022
LABRA

Assine nossa newsletter!