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Por Abraind em 26 de Agosto de 2022

5 benefícios do atendimento personalizado

Uma das estratégias mais utilizadas nos últimos para posicionamento de marca no mercado é o atendimento personalizado, onde a empresa estuda as necessidades dos clientes, de forma individualizada, para trazer as melhores soluções. 

Atualmente, o atendimento personalizado já está sendo realizado em escala com a utilização de softwares sofisticados. 

No século da tecnologia, é possível aliar as estratégias de marketing a softwares que são capazes de fornecerem dados precisos, que orientam às equipes de suporte a auxiliarem os clientes com recomendações personalizadas. 

Pesquisas também indicam que os consumidores já estão mais confortáveis e confiam nas empresas para que coletam seus dados pessoais, desde que eles sejam usados para melhorar a experiência do cliente durante a compra. 

Portanto, o atendimento personalizado é baseado em um intenso processo de pesquisa de mercado baseado em coleta de dados. 

Essa coleta é também aliada a tecnologia, onde mensagens adequadas são enviadas para os clientes por meio de e-mail, SMS, formulários online, dentre outros veículos de informação. 

A partir desses dados, o empreendedor consegue personalizar de maneira mais fácil qualquer produto ou serviço que esteja comercializando, até mesmo um ensaio fotográfico infantil 4 anos.

Portanto, visando auxiliar os empreendedores por meio do fornecimento de informações, esse texto vai apresentar o conceito de atendimento personalizado, seus benefícios e algumas dicas de como aplicar em um negócio. 

 

O conceito de atendimento personalizadoO conceito de atendimento personalizado

 

O atendimento personalizado é uma metodologia de marketing e planejamento, que possui como principal objetivo compreender as necessidades e preferências individuais ou de um segmento de clientes, para melhor a experiência com a marca. 

Transformar a interação do cliente com a empresa em algo personalizado gera um sentimento de valorização, o que inspira os clientes a gostarem mais da marca e se tornarem fidelizados. 

Sendo assim, é mais provável que uma empresa especializada em fornecer serviços de portaria condomínio residencial tenha mais clientes por buscar compreender as necessidades dos condomínios, do que uma que não se importam com essas informações.

Essa necessidade de fidelização surgiu no mercado devido às revoluções industriais, onde uma série de produtos eram fabricados padronizados e em larga escala. 

Mas, como a oferta era maior do que a demanda, e o mercado se desregulou, esses produtos ficaram parados nas fábricas, sem compradores. 

Além disso, houve a queda da bolsa de Nova York, que também foi um marco na história da economia mundial e trouxe mudanças na forma como as empresas se relacionam com seus clientes. 

Atualmente, os empreendedores compreendem que o cliente é o ponto focal do negócio, e ele que vai ditar se a empresa vai prosperar ou fracassar no mercado em que está inserida.

Diante desse fato, os esforços dos empreendedores e suas equipes se concentram cada vez mais em compreender os clientes, satisfazê-los sanando suas necessidades, dentre inúmeros outros fatores que envolvem o processo de personalização. 

 

Como a personalização acontece?

O processo de construção de um atendimento personalizado começa a acontecer já a partir da compilação e documentação de todas as interações que um cliente realiza com a empresa, aproveitando as informações fornecidas pelo atendente e pelo consumidor. 

Disponibilizar as informações na internet sobre a empresa é outro passo para a construção do atendimento personalizado, como o endereço, portfólio de produtos, feedbacks positivos e negativos, dentre outros exemplos. 

O conceito de atendimento personalizado  (1)

A internet é um dos veículos e informações mais importantes e utilizados do século, pois possibilita que um cliente encontre a loja apenas digitando “hotel para cachorro perto de mim”, ou seja, por si só, os algoritmos dos buscadores já são algo personalizados. 

Dessa forma, a criação do atendimento personalizado deve fazer uso desse artifício, buscando atingir mais pessoas de forma individualizada. 

Algumas empresas possuem uma forma de comunicação com os clientes utilizando um canal preferido, que podem envolver softwares que acessam os dados dos clientes, fornecendo de forma imediata recomendações relevantes de produtos, serviços e soluções. 

 

Vantagens de um atendimento personalizado 

O atendimento personalizado é muito utilizado atualmente pois traz uma série de benefícios, podendo destacar 5: 

  • Atende as expectativas dos clientes; 
  • Torna o atendimento rápido e melhor; 
  • Posiciona a empresa no mercado;
  • Fideliza clientes; 
  • Atrai novos clientes facilmente. 

Todos esses benefícios são obtidos conjuntamente, por meio da aplicação concisa do atendimento personalizado em uma empresa, seja ela de qualquer ramo, até mesmo uma empresa de limpeza de fachada pode desenvolver um atendimento personalizado.

 

Atende as expectativas dos clientes

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Devido aos acontecimentos dos últimos anos, como o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19, as pessoas estão cada vez mais conectadas, utilizando a internet em todos os campos da vida. 

Seja no trabalho, nos estudos e principalmente na parte de compras e contratação de serviços online. 

Portanto, com o passar dos anos as expectativas dos consumidores vem crescendo, inclusive, a concorrência também. 

Para sanar essas expectativas o atendimento personalizado surge, tratando cada consumidor de forma individualizada e focando em sanar suas necessidades.  

 

Torna o atendimento rápido e melhor

 

Com o auxílio de softwares que analisam os dados dos clientes, acompanhando suas preferências, histórico de compras, devoluções e outras interações com os canais de comunicação, é possível melhorar e tornar mais rápido o atendimento. 

Quando o banco de dados é simples e de fácil compreensão, o funcionário possui material para responder os clientes rapidamente durante a solução de problemas. 

Além disso, existe uma série de softwares que acessam esses banco de dados, mandando para o cliente, de forma automática produtos relacionados com os já buscados ou comprados, facilitando a busca por itens no site. 

 

Posiciona a empresa no mercado

Um outro benefício é a melhora do posicionamento da empresa no mercado, que atualmente, encontra-se competitivo em todos os setores. 

Um bom posicionamento faz com que a marca ganhe visibilidade e reconhecimento, por seus serviços, produtos e pelo atendimento, podendo ser preferência dos clientes. 

Por exemplo, quando um empreendedor dono de um chaveiro 24hs cria um atendimento personalizado, apesar de existir vários concorrentes, a sua loja será a preferência dos clientes.

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Fideliza clientes

O atendimento personalizado gera uma melhor experiência ao cliente facilitando a fidelização.

Atualmente, existe uma série de empresas que comercializam exatamente os mesmos produtos que um empreendedor pode vir a vender, entretanto, a diferenciação e o destaque da marca pode se concentrar no atendimento personalizado. 

Estudos indicam que os clientes possuem preferências para lojas que focam no atendimento personalizado. 

 

Atrai novos clientes facilmente

Além da fidelização ser facilitada, as recomendações também são maiores, pois quando o cliente está satisfeito ele fala da empresa que gostou para familiares, amigos e colegas.

Por exemplo, se a empresa oferece um bom serviço de higienização de bancos de carros e de bônus o atendimento é bom, os clientes vão recomendá-la. 

Dessa forma, a atração de novos clientes acontecerá de maneira orgânica e exponencial, pois a empresa está construindo um bom posicionamento de marca. 

 

Dicas para criar um atendimento personalizado 

O conceito de atendimento personalizado

 

Para o desenvolvimento de um atendimento personalizado em qualquer ramo de negócio, seguem algumas dicas: 

  • Humanize o atendimento; 
  • Faça pesquisas de mercado; 
  • Ofereça ofertas personalizadas; 
  • Crie um banco de dados. 

Um dos primeiros passos para conseguir criar um atendimento personalizado é aplicar pesquisas de mercado, buscando compreender o comportamento do público e suas preferências. 

Além das pesquisas gerais é possível fazer pesquisas específicas com os consumidores que já compraram na empresa, com o objetivo de obter informações sobre preferências, satisfação, sugestões, dentre outros exemplos. 

Após essas pesquisas é necessário criar um banco de dados eficiente, com fácil acesso a essas e outras informações. 

Atualmente, existe uma série de softwares que compilam as informações de cada cliente, oferecendo para ele ofertas exclusivas e produtos relacionados com o que ele já comprou. 

Por exemplo, se a pessoa já comprou um banner personalizado para festa, o banco de dados vai apresentar isso para o vendedor, que pode entrar em contato com o cliente oferecendo novamente o produto. 

As ofertas exclusivas são outro ponto importante do atendimento personalizado, pois geram ao cliente uma maior admiração pela marca e sensação de cuidado. 

Por fim, o atendimento humanizado é essencial para proporcionar a personalização, ou seja, não é possível utilizar apenas softwares durante a comunicação entre o cliente e a empresa. 

Além disso, os funcionários devem receber uma série de treinamentos sobre como se comunicar com o cliente. 

 

Considerações finais 

Empresas de todos os ramos podem desenvolver um atendimento personalizado, até mesmo de limpeza de colchão a vapor, devido a uma série de benefícios que essa metodologia proporciona a uma empresa.  

Como a fidelização de clientes, conquista de novos clientes de maneira simples, o bom posicionamento criado no mercado, dentre outros fatores almejados por diversos empreendedores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Abraind 26 de Agosto de 2022
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