Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 14 de Março de 2022

Como simplificamos a forma de calcular a eficiência de uma caldeira.

Quando falamos em indústrias e buscamos por imagens na internet, geralmente aparecem fotos de unidades gigantescas onde é destacado as plantas de geração de energia térmica. Em outras palavras, onde ficam localizadas caldeiras industriais de grandes empresas.

Mas o que é uma caldeira? Em resumo, é um dos elementos fundamentais para “geração de vapor” ou, tecnicamente falando, em energia térmica  para o setor industrial como: sucroalcooleiro, têxtil, OEM, agroindustrial, borracha, bebidas, cimento, couro, embalagens, fertilizantes, florestal, madeireiro, metalúrgico, papel e celulose, bioenergia entre outros.

Como o uso desses equipamentos é amplo, e tem um universo global de fabricantes de caldeiras industriais – OEM, percebemos um discurso comum na hora de vender as caldeiras. Qual empresa fabrica as caldeiras com maior eficiência?

Para entender sobre eficiência energética em caldeiras uso a citação do Sr. Eng. Rodrigo Lorensetti – CEO da empresa COONTROL 

“A eficiência energética em caldeiras industriais é definida como o potencial de conversão da energia contida no combustível que será necessária para se produzir determinado volume de vapor (energia).

Sabe-se também que a eficiência térmica de caldeiras industriais, essencialmente aquelas do tipo flamotubulares, costumam oscilar entre 80 e 85%. O problema acontece quando esse rendimento decai muito, obrigando a indústria a fazer uma correção imediata, caso não queira perder dinheiro.”

A COONTROL é considerada referência em  potencializar as caldeiras industriais quanto aos requisitos de eficiência energética.

Com esse enredo, e parceria com a COONTROL, vamos levantar a situação problema para apresentar a alternativa que construímos para facilitar o acesso a essas informações.

O que precisamos saber para fazer o cálculo de eficiência energética nas caldeiras

Primeiramente, existem algumas frentes de trabalho que definem o processo de medição da eficiência energética de uma caldeira. São eles:

  • Método direto

Cuja a fórmula de cálculo é:

 

formula-eficiencia-energetica-metodo-direto

  • Método de perdas (ou método indireto)

O cálculo é apresentado da seguinte fórmula:

formula-eficiencia-energetica-metodo-indireto

Ambos os métodos são utilizados para realizar os cálculos da eficiência energética de caldeiras. Com as mais diversas tecnologias apresentadas no mercado, o que mais encontramos foram planilhas que facilitam as avaliações, mas que exigem tempo para realizar o cálculo, como por exemplo:

  • PCI – Poder Calorífico Inferior;
  • Tipo de combustível utilizado nas caldeiras;
  • Entalpia de vapor
  • Temperatura da água de alimentação;
  • Entre outras 
  • A origem da Calculadora de eficiência energética para caldeiras. 

    Com a expertise e know-how da equipe técnica e de engenheiros da COONTROL, aliado à trajetória industrial dos profissionais da LABRA, entendeu-se que é possível construir um calculadora digital para realizar todo o processo que anteriormente era manual.

    O alinhamento de estratégias da COONTROL e da LABRA, em consonância com o mercado, permitiu disponibilizar essa poderosa ferramenta.

    Foram mais de oito meses de desenvolvimento tecnológico e de construção, chegando no que podemos chamar de “perfeição técnica”.

     

    A Calculadora de Eficiência Energética para Caldeiras

    Primeiramente, para entender o funcionamento da calculadora sugerimos assistir ao treinamento ministrado pelo Eng. Rodrigo Lorensetti da COONTROL.

    banner para saber mais sobre a calculadora de eficiência

    A seguir, mostraremos algumas etapas que a calculadora apresenta:

    1. Entrando na Calculadora você se depara com duas opções de cálculo;
    2. Você pode escolher sobre Vapor Superaquecido ou Vapor Saturado;
    3. Quando você entrar no item selecionado, existem campos específicos necessários para rodar a memória de cálculo.
    4. Aparecerá um resumo do relatório sobre a Eficiência Energética Caldeira;
    5. E, ao mesmo tempo, é enviado um e-mail com o relatório em pdf.

     

    O que o relatório apresenta os seguintes pontos:

    • Análise Gráfica da eficiência energética

    Algumas das informações contidas no relatório são: Análise gráfica da eficiência energética da caldeira, os limites de eficiência, possibilidade de melhorias aplicadas ao processo, e uma estimativa de economia aplicando as melhorias.

     

    • Totalizadores de consumo da Caldeira em questão

    Nesta parte do formulário, apresentamos a produção que deve ser gerada em períodos de dia, mês e ano, tendo em vista os valores inseridos na alimentação da calculadora de eficiência energética.

    • Combustíveis utilizados 

    Neste campo, podemos visualizar o comportamento de umidade, tipos de combustíveis, o PCS – poder calorífico superior, o PCU – Poder calorífico útil, e quais são as misturas usadas na combustão da caldeira em questão.

    • Totalizadores de energia

    Nesta etapa do relatório, é apresentada a capacidade produtiva de energia por parte da caldeira, permitindo observar a eficiência ao longo de dias, meses e anos, alertando quanto ao consumo/volume de combustível utilizados na caldeira.

    • Análises de Custos

    Nesta etapa vem a parte mais interessante do relatório, onde mostra um dos principais indicadores do custo da caldeira gerados pelo combustível.

    O que nos chama a atenção é que muitas empresas não coletam essa informação, e o relatório traz como excelente a fonte de informações para esse excelente indicador.

    Finalizamos o relatório com a conclusão, baseada em todo conhecimento adquirido ao longo de mais de vinte anos de mercado, onde viabilizam as fontes de informações e a qualidade do combustível utilizado.

     

    Ficou curioso em usar a calculadora? Realize o teste agora mesmo – Clique aqui

     

    Quais as principais vantagens da calculadora.

    Eficiência Energética

    Com base nos dados informados pelo usuário, conseguimos realizar cálculos que atendem a normas vigentes e definem resultados do desempenho da caldeira.

    Financeiro

    Descubra fatores que podem melhorar a eficiência financeira da caldeira industrial.

    Relatório

    Após o preenchimento você terá acesso ao relatório completo da eficiência.

    Análise

    Possibilidade de verificar pontos de melhoria na eficiência energética do equipamento.

    Resultados

    A calculadora foi aprovada por diversos clientes que validaram as informações.

     

    O Resultado que a calculadora eficiência trouxe para o negócio.

    Para falar sobre, nada melhor do que o depoimento do próprio cliente. Damos a palavra a quem acreditou no projeto e na capacidade técnica da LABRA para fazer este projeto acontecer.

    Rodrigo Lorenzetti

    “Ela faz a análise técnica da performance e a classificação energética das caldeiras. Além disso, tem outra função importante, calculando o desempenho financeiro e de custos.

    Nessa análise, o cliente/usuário consegue perceber e saber facilmente quanto é possível reduzir custos, com base na operação atual do equipamento. E a LABRA foi parceira fundamental na construção desta ferramenta. Após receberem o levantamento técnico das equações e formulações matemáticas, fizeram a programação rodar/funcionar do jeito que gostaríamos.

    O resultado foi incrível. Em seis meses de uso desta ferramenta, tivemos um balanço muito positivo. Foram mais de 700 análises e novas prospecções, que acreditamos serem futuros negócios.

    Além dessas prospecções, temos uma riqueza muito grande nas informações. Ou seja, a certeza da viabilidade do playback de cada análise. As propostas não são atoa, têm fundamento técnico por trás e, na prática, são os clientes que fazem essa pergunta: Por que não investir? Quanto custa não investir numa melhoria proposta pela Agência LABRA?”

     

    Gostou? Tem interesse em tirar do papel aquele projeto inovador e não sabe por onde começar? Conte com nossa equipe para conversar, clique aqui

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 14 de Março de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!