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Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 20 de Abril de 2023

Envio de e-mail marketing: essa ferramenta ainda funciona em 2023?

O mundo tecnológico trouxe para o Marketing Digital inúmeras novidades, proporcionando a criação de estratégias mais precisas e visando a prospecção e a conquista de clientes.  

Nesse sentido, o e-mail marketing se estabelece como um canal de comunicação com o público que possibilita a elaboração de mensagens mais personalizadas e, portanto, mais eficazes.

Pensando nisso, criamos este artigo que trará as principais tendências para o e-mail marketing, apresentando também seu conceito e a sua importância para as empresas. Continue por aqui e confira!

 

Entendendo o conceito de e-mail marketing

Entendendo o conceito de e-mail marketingO e-mail marketing é uma prática que visa a comunicação entre marca e clientes por meio do envio de mensagens via e-mail. 

Nelas, podem conter promoções, indicação de produtos que se alinham com as preferências dos destinatários e cupons de descontos.

O envio dessas mensagens é, geralmente, feito por meio de ferramentas de automação.

Como sabemos, o e-mail, ao contrário das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens instantâneas, necessita de mais tempo para que a comunicação seja estabelecida.

Esse fato pode dar a falsa impressão que ele é um canal obsoleto ou com baixo retorno de resposta.

No entanto, com ele podemos construir mensagens mais personalizadas e melhor direcionadas aos destinatários.

Além disso, é uma excelente maneira de divulgar produtos, informar sobre ofertas de interesse dos consumidores, funcionando, portanto, como uma grande panfletagem virtual.

 

Atenção aos disparos sem critério

Apesar de o e-mail ser um canal interessante para estabelecer uma relação com o público, as marcas devem manter a atenção no disparo indiscriminado dessas mensagens. 

É importante que o destinatário tenha concedido permissão para o envio dos e-mails, que não podem ser insistentes e nem inconvenientes.

Práticas como essa podem causar danos à imagem da empresa e trazer prejuízos, inclusive de cunho financeiro, a médio e longo prazo. 

Desse modo, é preciso qualificar a abordagem dos e-mails de marketing, solicitando aos destinatários a permissão para os envios, segmentar a lista de contatos e, a partir daí, elaborar estratégias que tornem as mensagens mais relevantes e personalizadas.

 

A importância do e-mail marketing para as estratégias digitais

A importância do e-mail marketing para as estratégias digitaisPor levar em consideração as preferências pessoais de cada destinatário, o e-mail marketing ajuda na construção de uma relação sólida e duradoura com os clientes. 

Dessa forma, é uma prática fundamental nas estratégias de Marketing Digital. Veja, a seguir, algumas vantagens:

 

Promover os conteúdos de uma marca

Sabemos que, hoje, os consumidores dificilmente compram sem antes buscar informações sobre os produtos ou serviços que desejam. 

Assim, o envio de e-mails com informações relevantes a respeito da marca, que possam sanar as possíveis dúvidas e explorar os benefícios de algum item, por exemplo, é uma tática que tem impacto significativo na conquista de clientes.

 

Fortalecer a relação com o público

O e-mail promove uma comunicação direta com os usuários e possibilita a criação de mensagens mais personalizadas.

Sendo assim, torna-se uma excelente oportunidade para fortalecer e estreitar o relacionamento com leads e clientes. 

Além disso, uma vez que os usuários concedem permissão para receberem as mensagens, já estão abertos a construir um contato constante com a marca.

 

Prestar atendimento e receber feedback no pós-venda

pós-venda é tão importante quanto todas as etapas que os clientes percorrem até a realização da compra.

É nesse momento que a marca deixará claro que se preocupa com a satisfação e está disposta a resolver possíveis problemas ou sanar dúvidas.

Também é uma ótima oportunidade para enviar pesquisa de satisfação, dando aos clientes a chance de opinar sobre o atendimento e qualidade do produto ou serviço. 

Essas informações são muito valiosas para que a marca possa reavaliar as práticas que não agradam os consumidores e aprimorar ainda mais os pontos positivos.

 

Quais as principais tendências do e-mail marketing para 2023?

Quais as principais tendências do e-mail marketing para 2023?Embora o e-mail seja considerado um canal de comunicação antiquado, ele sempre será utilizado, ainda que as redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas sejam mais populares.

Isso porque ele ainda é um grande meio de comunicação virtual para mensagens mais formais, ou que requerem mais atenção.

A seguir, elencamos as principais tendências do e-mail marketing para 2023. Confira!

 

Inteligência Artificial e uso de dados

A Inteligência Artificial (IA) promoverá, nas estratégias de e-mail marketing, ainda mais automação, principalmente no tratamento de dados.

Na prática, a IA auxiliará na elaboração dos perfis de consumidores, a partir do comportamento de navegação e compra dos usuários, tornando as mensagens mais personalizadas. Além disso:

  • Promoverá uma análise profunda do conteúdo;
  • Proporcionará uma melhor segmentação da lista;
  • Ajudará na criação de linhas de assunto.

 

LGPD no e-mail marketing

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) trouxe diversos impactos para as empresas e aos visitantes das páginas virtuais no que se refere ao uso de dados dos usuários.

Essa lei veio para regulamentar e proteger os dados das pessoas físicas utilizados pelas empresas, inclusive nas estratégias de Marketing Digital.

As exigências da LGPD afeta diretamente a configuração do e-mail marketing, já que os clientes deverão permitir, previamente, à coleta, armazenamento e uso de suas informações pelas marcas.

Desse modo, é imprescindível que as empresas dominem a legislação e estejam aptas a justificar qualquer uso de dados para o envio de e-mails, que só poderão ser enviados com o consentimento do destinatário.

 

Acessibilidade

A comunicação, para ser eficaz, deve ser compreendida por todas as pessoas, independente do local em que elas estejam, ou dos dispositivos utilizados para seu acesso. 

Assim, esse tema deve ganhar uma atenção especial das marcas que precisarão tornar seu conteúdo o mais acessível quanto possível.

Portanto, a tendência aponta para uma produção de conteúdos mais objetivos e de fácil interpretação, além da utilização de infográficos e imagens que simplifiquem a compreensão da mensagem.

 

Maior personalização

O envio de mensagens direcionadas às necessidades dos leads é considerado uma vantagem na comunicação via e-mail, exigindo que o conteúdo do e-mail transmita para os leitores a sensação de que aquelas informações são úteis.

No entanto, a tendência agora é a hiperpersonailzação, que deve ser baseada em um investimento maior em curadorias, capazes de identificar as necessidades e os interesses dos consumidores. 

A principal responsável por esse trabalho será a Inteligência Artificial, que ajudará na captura dos dados e na segmentação do público.

O envio de e-mail marketing ainda é uma excelente estratégia de aproximação, prospecção, conquista e fidelização de clientes. 

Para além do objetivo de vendas — algo que gera resultados imediatos — ele também ajuda no fortalecimento da relação entre marca e público, o que traz resultados a longo prazo e solidifica a imagem do negócio no mercado.

Gostou do nosso artigo? Então, continue por aqui e entenda a importância da mensuração de dados!

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Publicado por Luiz Alexandre Wagner 20 de Abril de 2023
Luiz Alexandre Wagner

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