Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 06 de Fevereiro de 2023
Blog,

Não tenho setor de marketing, e agora?

Toda empresa, de qualquer segmento, tamanho ou modelo de negócio, precisa de um bom planejamento para ter sucesso. E o setor de marketing é uma das partes mais importantes para direcionar esforços e criar estratégias que gerem resultados positivos. 

O setor de marketing vai muito além da propaganda da empresa. Ele permite o conhecimento profundo do mercado, as estratégias dos concorrentes, do público-alvo da marca e das ações que precisam ser tomadas para alavancar vendas, aumentar a visibilidade e até criar mais engajamento e produtividade entre as equipes. 

É o setor de marketing também que cuida do branding e de toda a comunicação que faz a marca se tornar memorável entre clientes em potencial e já fidelizados. 

Mas o que fazer se a sua empresa não tem um setor de marketing? Será que é melhor criar um próprio ou contratar uma agência de marketing digital?

 

A agência é o seu setor de marketing fora da empresa!

A agência é o seu setor de marketing fora da empresa!

Sabia que não ter um planejamento de marketing é praticamente desaparecer no mercado, sugado pela concorrência que usa estratégias diárias para conquistar o público-alvo?

Afinal, imagine que já somos 155,7 milhões de brasileiros conectados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada em outubro de 2022. É uma audiência que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de desprezar.

Por outro lado, a pesquisa Think With Google mostra que 48% dos usuários utilizam os buscadores como primeira fonte de pesquisa. Já outros 33% pesquisam diretamente em sites oficiais e 26% buscam produtos e serviços com o auxílio de aplicativos para dispositivos móveis.

Por outro lado, quem atua no modelo B2B (business to business) sabe que os tomadores de decisão das empresas são mais racionais e analíticos do que os consumidores finais. Por isso, as estratégias de marketing digital B2B precisam ser diferenciadas e muito bem elaboradas para encaminhar com precisão toda a jornada de compra.

Então, não ter um setor de marketing na empresa, definitivamente não é uma opção. Só que criar um setor de marketing próprio não é fácil.

É preciso recrutar, selecionar e contratar profissionais especializados e ainda arcar com todas as despesas de uma equipe inteira trabalhando incessantemente em estratégias e métricas. Isso, além dos cursos de atualização, claro, porque a internet está sempre mudando.

A solução, então, é contratar uma agência que já tenha tudo isso pronto, porque os gastos são diluídos entre os clientes. Então, na verdade, você ganha um setor de marketing já todo formado, voltado para a criação de estratégias totalmente personalizadas para os seus negócios, só que fora da sua empresa.

 

O que faz uma agência de marketing?

A agência de marketing digital tem uma área muito ampla de atuação e realiza diversas atividades para impulsionar os negócios. Basicamente, a ideia é garantir uma comunicação mais assertiva para que a empresa se comunique melhor com o público-alvo. 

Para isso, há toda uma inteligência que orienta um vasto planejamento de ações, como:

Pesquisa e análise do público-alvo - identificação dos clientes ideais para descobrir a melhor forma de se comunicar com eles: linguagem, canais digitais mais usados, principais demandas, soluções buscadas, horários que mais fica na internet, formatos preferidos de conteúdo, etc;

Planejamento estratégico - Com base nessas informações é criada toda uma estratégia de ações que incluem diversos conceitos, técnicas e ferramentas, como mídia paga e mídia espontânea, criação e otimização de site, etc.

Levantamento de objetivos - Há vários objetivos possíveis que vão demandar ações diferentes, mais curtas e objetivas, ou mais demoradas e sólidas. Assim, o planejamento inclui várias frentes de trabalho em marketing.

Criação de conteúdo - São formas variadas de mensagens criadas de acordo com o canal escolhido, o tipo de mídia, etc. Assim, podem ser posts para redes sociais e blogs, vídeos, stories, institucionais, para terceiros, anúncios, etc.

Vantagens de contratar uma agência de marketing | Clique aqui e saiba mais | Labra

Otimização em SEO - A escolha das palavras-chave é muito importante para aumentar a visibilidade e colocar os conteúdos nos primeiros resultados dos sites de busca. A técnica de Search Engine Optimization (SEO) pode ser aplicada em várias ferramentas técnicas e de conteúdo.

 

Vantagens de contratar uma agência de marketing

Vantagens de contratar uma agência de marketing

Essas são apenas algumas ações de uma agência de marketing, mas há muitas outras. Afinal, a internet está sempre mudando, procurando se adaptar às mudanças nas formas de consumo. 

Por isso é necessário um acompanhamento constante das ações, através de métricas e análises, para descobrir o que está funcionando e o que deve ser mudado. E também uma atualização sistemática dos profissionais, sempre alinhados com o mercado.

E essa atualização dos especialistas é uma das vantagens de contratar uma agência de marketing, entre muitas outras.

 

Dedicação exclusiva

A equipe da agência é formada por profissionais altamente especializados nas várias áreas de marketing - como produção de conteúdo, copywriting, SEO, analistas de métricas, publicidade, etc. 

Já quando o setor de marketing é montado na empresa, muitas vezes há a figura do “faz tudo”, a pessoa que centraliza a comunicação da empresa, e, por isso mesmo, não consegue entregar a mesma qualidade que um time especializado.

 

Escalada coerente de conteúdos

Não há uma regra sobre uma quantidade ideal de postagens ou de campanhas, então receitas prontas, simplesmente não existem em marketing digital. É preciso muito estudo, testes e monitoramento para chegar à construção de uma estratégia adequada à realidade daquele momento. A expertise da agência proporciona uma escalada coerente de conteúdos, mantendo o foco nos objetivos, no branding e na qualidade do valor entregue.

 

Menos burocracia e menos gastos

Montar um setor de marketing próprio requer gastos altos, além de toda a burocracia da contratação de pessoal. Ao contratar uma agência a empresa ganha com toda a experiência e especialização sem as necessidades de manutenção de um departamento inteiro. 

 

Tecnologias inovadoras do setor

O marketing digital é baseado na análise de dados que otimiza a assertividade das ações. Por isso, a automação é fundamental, com uma quantidade imensa de softwares e ferramentas indispensáveis. 

Assim, ao contatar uma agência em vez de criar um setor de marketing, a empresa conta com estratégias que usam essas tecnologias de ponta, inovações que muitas vezes são exclusivas das agências. 

Agora que você já sabe o que fazer se não tem um setor de marketing, veja como a comunicação da sua empresa pode ser potencializada em feiras e eventos com o live marketing!

Publicado por Abraind 6 de Fevereiro de 2023
Abraind

Assine nossa newsletter!