Navegue pelas categorias
Anderson Luis Lorenzini
Por Anderson Luis Lorenzini em 16 de Setembro de 2022

Marketing de Conteúdo: entenda a sua importância

Entre os diversos conceitos que fazem parte do marketing digital, o marketing de conteúdo é, sem dúvida alguma, um dos mais populares.

Conseguir fazer sua marca ser vista pelas pessoas na web não é uma tarefa simples. Mas isso não quer dizer que seja necessário gastar altas cifras para alcançar isso.

Apresentaremos aqui alternativas gratuitas para gerar alcance orgânico, tudo por meio dos pilares do marketing de conteúdo.

Então, se você deseja entender mais sobre o conceito, saber como aplicá-lo e por que ele é tão fundamental, está no lugar certo!

Comece a ler o texto a seguir e saiba tudo sobre o marketing de conteúdo.

Entenda o que é marketing de conteúdo

Antigamente, a divulgação de produtos e serviços era exclusivamente baseada na publicidade. Não era raro que essa publicidade fosse invasiva e até mesmo incômoda.

Com a evolução da tecnologia os formatos foram atualizados. A internet se revelou uma ferramenta e tanto para aprofundar os mercados e alcançar mais pessoas.

Mas os usuários da web, diante de tantas opções de financiadora de carros, se tornaram mais exigentes. Como resultado, manter a atenção de um consumidor pode ser mais difícil.

O marketing de conteúdo se baseia na oferta de materiais relevantes para instigar o público-alvo. E esses materiais podem ser apresentados como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Webinars.

O grande segredo é que esses materiais servem como propaganda indireta e mais sutil. empresas de segurança patrimonial podem falar sobre o aumento dos roubos em uma certa região, sem necessariamente focar no que elas têm a oferecer para resolver o problema.

Mas é claro que quem visita o blog ou site acaba tendo uma visão positiva do empreendimento e passa a considerá-lo.

É tudo uma questão de saber agregar valor às pessoas que podem se interessar pela sua marca.

 

Veja como fazer marketing de conteúdo na prática

Para desenvolver uma estratégia eficiente que envolva o marketing de conteúdo, é indispensável considerar as plataformas e formatos que serão utilizados.

Como já dissemos, a web é marcada por uma profusão de opções de redes sociais, sites e plataformas muito promissoras.

Para que os especialistas em conexão remota possam fazer uma escolha embasada, falaremos sobre as principais formas de fazer marketing de conteúdo.

 

Informe-se sobre os clientes

Você está prestes a investir tempo, dinheiro e capital humano em esforços de comunicação com outras pessoas.

Logo, é de suma importância conhecer bem os perfis com quem você vai conversar, seja no Twitter, Instagram ou Facebook.

Use o Google Analytics para verificar as páginas mais visitadas, a origem do tráfego que chega até o e-commerce de alarmes monitorado e as palavras-chaves mais pesquisadas.

São dados que irão basear todas as decisões que serão tomadas em outras etapas. Então, dedique-se bem a esse estágio preliminar.

 

Faça um blog

O site oficial é o cartão de visitas de uma empresa na internet. Mas só ele não basta. Considere ter um blog.

Se antes os blogs eram reconhecidos como páginas estritamente pessoais, hoje em dia eles se tornaram plataformas muito eficientes para divulgar e compartilhar conteúdo de todos os tipos.

Não à toa, são os formatos mais utilizados para fazer marketing de conteúdo. Desde que sejam atualizados com boa frequência, possuam boa navegabilidade e sigam os princípios de SEO.

 

Aprenda as regras de SEO

Você certamente já se perguntou quem define a ordem dos resultados de busca do Google. A resposta: o SEO!

As regras de otimização para mecanismos de busca são uma espécie de guia de boas práticas para ser relevante na web.

Um link bem posicionado reúne algumas características particulares: uso de palavras-chave, tempo de carregamento rápido, texto organizado em título e subtítulos, meta descrição bem escrita...

Quem pretende trabalhar com redação para a internet tem obrigação de se inteirar a respeito do SEO. É um detalhe fundamental para alçar a marca de proteção radiológica às primeiras posições do Google.

 

Faça perfis em redes sociais

Depois que um conteúdo é publicado, é chegada a hora de trabalhar a divulgação dele. Nada melhor para isso do que utilizar as redes sociais.

As mídias sociais mais populares (Instagram, Facebook e Twitter) se baseiam bastante no compartilhamento de conteúdos audiovisuais e textuais.

Os usuários de todas elas as acessam já tendo em mente que irão encontrar postagens desse tipo.

A equipe responsável pela produção de conteúdo sobre portaria remota deve pesquisar previamente quais sites os clientes mais acessam.

A partir daí, o tom de voz e o tipo de palavras que serão usadas no perfil devem ser muito bem pensadas. A comunicação precisa ser orgânica e espontânea – senão, as pessoas não serão atraídas.

 

Pense em campanhas de e-mail marketing

Um dos formatos de comunicação digital mais antigos que conhecemos, o e-mail segue amplamente utilizado no mundo todo, especialmente por razões profissionais.

Não são poucos os exemplos de empresas, artistas e jornais que exploram os recursos dele para se promoverem diariamente.

No caso da venda de chaves codificadas, fazer um e-mail marketing focado nos benefícios do produto e nas novidades da empresa é uma escolha acertada.

Elabore uma newsletter periódica que traga informações pertinentes para e-mails já convertidos. É uma forma de se comunicar com as pessoas com maior proximidade e exclusividade.

Isso também vale para usuários que acessaram o seu site, mas por alguma razão não fecharam nenhuma compra.

As campanhas de remarketing servem especificamente para tentar engajar esse tipo de perfil com o envio de ofertas segmentadas.

 

Foque em materiais originais

O grande objetivo do marketing de conteúdo é persuadir as pessoas a comprarem alarmes de incêndio através de materiais interessantes.

É claro que, nesse contexto, é indispensável apresentar conteúdo totalmente original e exclusivo. Afinal, a ideia é surpreender e causar um sentimento de diferenciação.

Sendo assim, nunca lance mão de técnicas como cópia, paráfrase ou plágio. O Google tem formas de identificar práticas desse tipo e diminuir o ranqueamento.

Seja sempre original e pense nas necessidades do público-alvo em primeiro lugar. Fale algo que você sabe que eles irão gostar. Realmente faça a diferença no dia a dia de quem visita sua página.

Essa é, sem dúvidas, a melhor receita para se beneficiar e beneficiar toda a clientela por meio do marketing de conteúdo.

Quais são as vantagens do marketing de conteúdo?

Se você deseja entender de uma vez por todas porque o marketing de conteúdo é uma prática tão disseminada, continue lendo.

Abaixo, destacamos os principais benefícios de ter uma equipe e um orçamento dedicados exclusivamente ao marketing de conteúdo da sua empresa, confira!

 

Tira dúvidas dos clientes

A rapidez e a acessibilidade do atendimento ao consumidor contam muito. Felizmente, a internet é reconhecidamente veloz e cômoda.

Então, o marketing de conteúdo acaba exercendo um papel semelhante ao dos atendentes humanos: demonstrar benefícios, explicar conceitos e tirar quaisquer dúvidas.

Se a pessoa interessada em determinado serviço tem todas as informações necessárias em um post de blog, o atendimento ocorre de forma muito mais dinâmica.

O mais importante é que ele de cara já passa a ter uma experiência de qualidade com a marca. Então, o processo de conversão já se inicia.

 

Acelera a jornada do cliente

Como complemento do benefício anterior, a publicação de conteúdo qualificado e relevante agiliza a jornada do cliente.

Cada consumidor em potencial passa por certos estágios, que começam no primeiro contato com uma marca e terminam no pós-venda.

Quando se tem materiais explicativos e didáticos à disposição, as dúvidas a respeito da utilidade de um produto ou da qualidade de um serviço diminuem consideravelmente.

Ou seja, cada usuário que entra no site passa a tomar a decisão de compra com mais rapidez. Com isso, as conversões crescem.

 

Alimenta a fidelização

Quanto melhor é o atendimento, menor é a chance de um visitante já convertido deixar de comprar aquele produto.

Possuir uma base ampla de consumidores fiéis é indispensável para se ter um negócio realmente rentável e que gera impacto no mercado.

Nada melhor para fidelizar do que se colocar à disposição para resolver problemas e sempre cuidar dos interesses do seu cliente.

Por tudo o que já foi dito nesse material, está evidente que o marketing de conteúdo é um instrumento importantíssimo para isso.

 

Reduzir o Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

As estratégias de mídia paga são determinantes na geração de tráfego e no aumento da visibilidade. No entanto, elas podem pesar no orçamento caso não surtam o efeito em tempo hábil.

O marketing de conteúdo apresenta uma vantagem enorme nisso: não é preciso gastar um centavo.

A visibilidade é toda baseada na qualidade e nas características objetivas do conteúdo produzido. Desse modo, o custo para converter um cliente fica bem menor e a receita da empresa só cresce.

Agora que você já conhece a importância do marketing de conteúdo no seu empreendimento, não fique de fora dessa estratégia e aplique em seu negócio para que ele venha ter mais visibilidade nos mecanismos do Google. 


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Anderson Luis Lorenzini 16 de Setembro de 2022
Anderson Luis Lorenzini

Assine nossa newsletter!