Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 09 de Junho de 2022

Tráfego pago para negócios locais

Seja qual for a área, empresas de todos os tipos e portes têm pelo menos dois desejos em comum. Um deles é conseguir visibilidade para gerar mais oportunidades de vendas. O outro é a presença digital. Em ambos, o tráfego pago para negócios locais é uma estratégia fundamental.

Na verdade, os dois convergem para o mesmo objetivo, que é tornar a empresa conhecida pelo público-alvo. Isso significa que não adianta ter uma loja física bem localizada se não investir em marketing digital. Se você não está também online, é apenas uma questão de tempo para ser superado pela concorrência.

Por isso, com a transformação digital acontecendo cada vez mais rápido, não dá para perder tempo. Quando bem elaborado, o tráfego pago para negócios locais dá uma vantagem competitiva que faz muita diferença.

Mas antes de saber porque é tão importante e como fazer, é preciso entender bem o que significa.

 

O que é o tráfego pago para negócios locais?

Há dois tipos de tráfego para negócios locais. Ambos são processos importantes para as empresas, apesar de serem bem diferentes. E por serem até certo ponto complementares, a combinação de ambos cria uma tática ampla e eficiente.

Então um deles é o tráfego orgânico, aquele que é gratuito, mas geralmente demora mais para dar resultado. Mesmo assim, é indispensável.

São os perfis nas redes sociais, os blogs, as postagens otimizadas em SEO, o site bem construído, o e-commerce intuitivo e de fácil navegabilidade, as fichas no Google Meu Negócio, etc. 

Já o tráfego pago para negócios locais é como o próprio nome já entrega. São os anúncios. Só que em vez das mídias tradicionais off line (jornais, revistas, flyers, TV, etc), aqui nós estamos falando do ambiente da web.

Então são os anúncios veiculados nas plataformas - como Instagram, Facebook e Google. E entre eles também há diferenças bastante interessantes, por isso, para que a estratégia seja abrangente, todos eles devem ser contemplados.

 

Entenda as diferenças

No Google Ads, o tráfego pago para negócios locais é de “permissão”. Isso significa que as pessoas que estão fazendo determinada busca vão ser impactadas com um anúncio diretamente relacionado a ela. Ou seja, o seu anúncio é direcionado para quem está buscando produtos ou serviços que você oferece.

Já nas plataformas do Instagram e do Facebook ocorre o chamado tráfego pago de “intromissão”. São os anúncios que impactam quem está navegando na rede e não necessariamente procurando aquele produto ou serviço.

Mas será que basta fazer um anúncio e jogar na web? Não, e é isso que você vai ver agora.

 

Qual o "pulo do gato" do tráfego pago?

Exato, o tráfego pago para negócios locais também tem seus segredos. É por isso que você sempre vai ouvir alguém reclamando que não está tendo sucesso com os anúncios. É porque é preciso ir bem além do básico.

Então o pulo do gato é oferecer mais do que um simples anúncio, é saber gerar valor mesmo em um link patrocinado. Claro que essa não é uma tarefa fácil e é por isso que existem os profissionais especializados do marketing digital.

O primeiro passo é saber a quem direcionar cada peça do tráfego pago. E para isso é preciso conhecer - e entender! - muito bem seu público-alvo. Fundamentalmente ele é dividido em três categorias:

  • Topo de funil - O público considerado “frio”, que nem conhece seu negócio ainda;
  • Meio de funil - Considerado o público “morno”, que está começando a conhecer seu negócio e já interage de alguma forma com a sua empresa;
  • Fundo de funil - Ou público “quente”, que já fizeram negócio com você e, portanto, já são seus clientes.

Isso significa que o tráfego pago para negócios locais deve focar tanto em conquistar novos clientes, quanto reter quem já está no ponto da compra e  também fidelizar quem já comprou.

Ao produzir pensando no perfil do seu público nesses três estágios do funil de vendas você atrai os usuários certos para a página, canal digital ou uma oferta da sua empresa.

Quando você entrega soluções para quem clica no anúncio consegue que essa pessoa fique mais tempo na página. Isso faz com que os algoritmos vejam a relevância do conteúdo e exibam mais os anúncios. É uma engrenagem na qual vale a pena investir.

 

Faça testes para encontrar a melhor resposta do seu público

Vale ressaltar que cada tipo de tráfego tem sua importância dentro da estratégia de marketing. As ações de um dão suporte às ações do outro, atuando de forma diferente na percepção do usuário - assim como as próprias plataformas.

E isso também é importante para saber para onde direcionar suas campanhas. O Google, por exemplo, oferece uma boa performance para os itens de necessidade. Já para os produtos de desejo, as redes sociais costumam ser mais efetivas.

Mas não se esqueça que na internet nada é definitivo e tudo é erro e acerto. Por isso, fazer testes é fundamental. Experimente, observe e teste novamente, até chegar na resposta ideal.

 

Conheça algumas das vantagens do tráfego pago para negócios locais

Uma das vantagens do tráfego pago para negócios locais é que, ao contrário do orgânico, você tem um retorno mais rápido do investimento feito. Mas há várias outras:

  • Segmentação do anúncio, aumentando a assertividade de direcionamento. Basta definir sexo, idade, localização, interesses e outras informações relevantes para se anúncio chegar às pessoas certas;
  • Mais noção do custo, porque a performance da campanha pode ser medida pela relação entre o valor do investimento e volume de pessoas que alcançaram o objetivo definido;
  • Mais visibilidade para sua empresa, porque mais pessoas são atingidas pelos anúncios - e mais retorno pode ser esperado;
  • Mais acesso às métricas da campanha para entender como o usuário está aderindo às estratégias.

E então, pronto para começar sua campanha, quer saber mais?

Venha conversar com os especialistas da Labra em tráfego pago para negócios local e deixe as oportunidades da sua empresa deslanchar!

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 9 de Junho de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!