Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 08 de Fevereiro de 2023

Tendências para 2023: como atrair os clientes certos para a sua indústria?

Não é preciso bola de cristal para conhecer as principais tendências para 2023 e usá-las estrategicamente para atrair os clientes certos para a sua indústria. 

O universo do marketing digital muda rapidamente para estar à frente do comportamento do mercado, antecipando ações que se encaixem e estimulem os clientes ideais. 

Assim, estão sempre surgindo ferramentas que ajudam a alavancar as vendas, atraindo e encantando os clientes em potencial. E nos negócios B2B (business to business) isso é ainda mais importante por contar com uma jornada de compra muito mais complexa do que as empresas B2C (business to consumer).

Portanto, é muito importante conhecer as tendências para 2023 e entender como usá-las para impactar positivamente os resultados da indústria. 

 

Principais tendências para 2023 na indústria

Principais tendências para 2023 nas indústrias

Antes de mais nada é preciso lembrar que, independentemente das tendências para 2023, é preciso fazer uma pesquisa de marketing digital para indústrias que levantem informações cruciais para a estratégia. 

O que é marketing digital? | Saiba mais | LABRA

Claro que é fundamental conhecer muito bem a própria indústria, os pontos fortes, os fracos e a cultura organizacional. E é também necessário ter uma leitura realista do posicionamento no mercado e da disponibilidade para mudança de mindset se necessário, além de estabelecer metas e objetivos, por exemplo.

Por outro lado, é da mesma forma importante conhecer profundamente o perfil das empresas clientes ideais, o comportamento da concorrência e as ferramentas disponíveis para aumentar a competitividade.

Por mais estranho que pareça para alguns, geralmente o gestor só tem um panorama claro e preciso de aspectos como estes através de uma pesquisa profunda sobre a própria empresa e o segmento em que a mesma atua. 

Apenas com esses dados em mãos, obtidos através da pesquisa de marketing digital B2B, é possível criar e adaptar estratégias às tendências para 2023 na indústria.

Conheça algumas delas!

 

Transformação digital de ponta a ponta

Transformação digital de ponta a ponta

Uma das mais fortes tendências para 2023 é a transformação digital acelerada, cada vez mais integrando os mundos físico e digital, mas também de ponta a ponta em toda a cadeia produtiva.

Segundo a WGSN, empresa referência mundial em análise de tendências, os próximos anos alcançarão a marca de 29 bilhões de dispositivos conectados, com 75% da população mundial com acesso à internet.

Já as tecnologias que hoje são emergentes - como Internet das Coisas (IoT), Realidade Aumentada (RA), Inteligência Artificial (IA), Cloud Computing, 5G, Blockchain - terão uma expansão tão significativa que poderão até mesmo reinventar modelos de negócios, com essas soluções cada vez mais conectadas entre si.

Com isso, opções híbridas, omnichannel e experiências phygitais (físico + digital) serão cada vez mais constantes e importantes para a jornada de compra e experiência do consumidor em todos os segmentos.

Veja o que diz Bernard Marr, referência mundial em futurismo, sobre as tendências para 2023 na indústria:

“Vendas e marketing mais eficazes, melhor atendimento ao cliente, cadeias de suprimentos mais eficientes, produtos e serviços mais alinhados às necessidades do cliente e processos de fabricação simplificados. Em 2023, as barreiras para acessá-los serão menores do que nunca”, prevê.

 

Data marketing

data marketing

O marketing baseado em dados já é um diferencial das empresas B2B, sendo uma das tendências para 2023 consolidadas. 

Cada vez mais as empresas abandonam os achismos e investem em tecnologia para ter campanhas de marketing mais assertivas, baseadas em informações concretas.

Um estudo da Salesforce mostra que 78% dos profissionais de marketing já utilizam o Data Driven para orientar o engajamento dos clientes. A expectativa é que as fontes de dados aumentem cerca de 75% em 2023. 

 

Metaverso e imersividade dos clientes

metaverso e imersividade dos clientes

As relações com os clientes devem ficar mais íntimas, proativas, personalizadas e imersivas, demandando um conhecimento prévio sobre o comportamento de compra cada vez maior.

O metaverso é outra das maiores tendências para 2023, não apenas para o varejo, mas também para o modelo B2B. Um bom exemplo são as imobiliárias e incorporadoras, que já vendem terrenos e imóveis milionários para outras empresas no metaverso através tokens digitalizados.

Mas são muitas as possibilidades. A Nike, por exemplo, lançou a Nikeland e ainda adquiriu a TRKFT, marca de tênis digital TRKFT da Artifact Studios. Fundada apenas um ano antes, chegou a arrecadar cerca de US$3,1 milhões em apenas 7 minutos com a venda de 600 pares de tênis NFT criados em parceria com um popular artista de criptomoedas.

A expectativa é que o metaverso seja um novo canal de comunicação, aquisição e distribuição para empresas de todos os modelos e segmentos.

 

Responsabilidade social e ambiental

responsabilidade social e ambiental

O compromisso com a responsabilidade ambiental e social, trabalhando ações de sustentabilidade, inclusão, mobilidade e diversidade são grandes tendências para 2023 no marketing digital.

Esses valores são cada vez mais valorizados pelos consumidores, que cobram atitudes reais em prol da vida, do meio ambiente e da diversidade em toda a cadeia produtiva.

Assim, atitudes simples de marketing digital podem gerar grandes resultados, mas precisam refletir a realidade do dia a dia da empresa. Veja algumas delas:

  • Ter uma posição clara sobre questões sociais, defender causas ambientais e mostrar as ações tomadas internamente para reduzir o impacto da produção na natureza;

  • Reforçar os valores institucionais voltados para a preservação do meio ambiente, apoio das comunidades locais e inclusão social;

  • Produzir legenda para todos, de forma que mesmo pessoas com deficiências tenham acesso às informações;

  • Promover a inclusão e a diversidade em todos os seus aspectos na comunicação da empresa;

Usar pessoas reais e de diferentes etnias e regiões nas campanhas.

 

Marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo ou Inbound Marketing continua forte e se mantém à frente das tendências para 2023 para os modelos B2B. A estratégia é considerada essencial para atrair e encantar os clientes certos.

O Marketing Inbound B2B guia a jornada de compra através dos mais variados conteúdos, gerando valor para criar um relacionamento duradouro com vendas múltiplas e um forte pós-vendas.

No entanto, se mostra cada vez mais importante estudar os negócios de seus clientes, detectando não apenas os seus desejos e dores, mas o que eles esperam de um bom fornecedor.

Assim é possível direcionar o Inbound Marketing para apresentar soluções mais assertivas nos conteúdos de cada etapa do processo de compra, impactando os tomadores de decisão.

Quer saber como usamos o marketing de conteúdo como estratégia para o seu negócio? | Clique aqui e saiba mais | LABRA

 

 

 

Aumente a geração de valor

Assim, é importante olhar para os processos que estão sendo desenvolvidos buscando lacunas e procurando adequar às tendências para 2023.

Dessa forma é possível transformá-las em vantagens competitivas e alavancar as vendas se destacando no mercado B2B!

Aproveite para conhecer mais uma grande tendência do mercado B2B, o live marketing!

Publicado por Abraind 8 de Fevereiro de 2023
Abraind

Assine nossa newsletter!